Robôs ensinam outros robôs a pegarem objetos

Por Redação | 19 de Novembro de 2015 às 08h09
photo_camera Reprodução/YouTube

Robôs ensinando robôs parece algo um tanto quanto sombrio, saído diretamente de um filme distópico cujo final não termina muito bem para os seres humanos. Mas, distante dessa realidade apocalíptica, a professora Stefanie Tellex, da Brown University, nos Estados Unidos, criou um sistema no qual as máquinas aprendem umas com as outras.

A base do projeto é a máquina industrial Baxter, que tem aspecto humanoide e conta com um par de braços e uma tela sensível ao toque no lugar da cabeça. Elas são equipadas com sensores infravermelho e um sistema de câmeras que as permitem identificar o objeto a ser capturado.

Após um breve exame usando estas ferramentas, os robôs pegam o objeto de diferentes formas, testando ângulos e formas de pegar distintas até encontrar a maneira mais segura e eficaz de realizar a tarefa. Ao obter esta informação, os dados são codificados e compartilhados online com outros robôs — eis aqui o processo de aprendizado.

Método inovador

De acordo com publicação do MIT Technology Review, o método de Tellex é 75% mais eficiente do que outros do gênero usados anteriormente. A professora informa ainda que os estudos de robótica na atualidade já dispõem de algoritmos poderosos que podem servir para o compartilhamento de conhecimento entre robôs.

“Ao ter robôs compartilhando exatamente o que eles aprenderam, é possível aumentar incrivelmente a velocidade da coleção de dados”, relata a pesquisadora. O projeto ainda está em fase inicial e tem muito a evoluir. Tellex define como objetivo final usar os dados e informações acumulados a fim de expandir a técnica para a manipulação de outros objetos.

Fonte: MIT Technology Review

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!