Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô humanoide identifica expressões faciais e interage com os humanos

Por| 21 de Abril de 2015 às 13h15

Link copiado!

Foto: Reprodução/Business Insider
Foto: Reprodução/Business Insider

Os robôs de hoje em dia já não ganham mais, necessariamente, aquela aparência clássica, sendo todo prateado ou dourado e com materiais que não representam em nada uma pessoa normal. Empresas como a Hanson Robotics estão criando máquinas assustadoramente parecidas com o ser humano.

A última criação da companhia é o Han, um robô que foi mostrado ao mundo no evento Global Sources Electronics Fair, em Hong Kong, e que é capaz de movimentar o seu rosto de acordo com a interação com o ser humano. Ele foi programado com um software de reconhecimento que, ao ser pareado com uma variedade de câmeras nos seus olhos e peitos, permite que o robô reconheça e interaja com a pessoa na sua frente.

O Han consegue identificar os olhos de uma pessoa e manter contato com eles, além de também reconhecer expressões faciais e responder a elas com as suas próprias "caretas", que são controladas por 40 motores atrás da "pele", responsáveis por criar os movimentos sutis ajustados com a face do robô. Graças ao reconhecimento de voz, Han também pode ter conversas simples com os humanos, como se fosse um bot de chat, obedecendo a um script.

O projeto deve levar os robôs para executar funções que não precisam de um humano, como recepção de hotel, museu ou para trabalhar como um guia de turismo. Além disso, eles podem ser essenciais na área da educação e medicina.

Continua após a publicidade

Confira vídeos do Han em ação:

Fonte: Cnet