Robô gigante tripulado feito na Coreia do Sul dá seus primeiros passos; veja

Por Redação | 03.01.2017 às 13:08

A sul-coreana Hankook Mirae apresentou semana passada um protótipo funcional do que ela diz ser o primeiro robô bípede tripulado do mundo.

Batizado de Method-2, o robô de quatro metros de altura parece ter saído de filmes de ficção científica e videogames. Na verdade, ele nos faz lembrar dos famosos Megazords da série Power Rangers, ou até mesmo dos Mechwarriors da franquia de videogames homônima iniciada em 1989 no DOS. Também não é para menos: seu projetista, Vitaly Bulgarov, já trabalhou em filmes como Robocop e Exterminador do Futuro.

Mas ao contrário dos mechas da ficção, que geralmente têm uso bélico, o robozão será utilizado inicialmente para ajudar humanos em tarefas consideradas perigosas, como a limpeza de regiões afetadas por acidentes industriais, no setor da construção e fábricas.

O grande problema é que há uma desconfiança generalizada da imprensa especializada, que tem questionado a veracidade e intenções da companhia sul-coreana. De acordo com os periódicos internacionais, a Hankook Mirae não tem nenhuma presença online e até duas semanas atrás era desconhecida por pesquisadores em robótica.

Apesar do ceticismo, a fabricante espera poder colocar o Method-2 à venda ainda neste ano após realizar alguns ajustes. Cada deve custar o equivalente a US$ 8,3 milhões.

Fonte: Quartz