Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô de apenas 26 centímetros e uma perna salta mais de 1 metro de altura

Por| 12 de Julho de 2017 às 06h26

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, Salto é o robô com o pulo mais ágil do mundo, segundo seus próprios criadores. A máquina pesa apenas 100 gramas, tem 26 centímetros de altura (totalmente estendido) e utiliza somente uma perna para saltar.

A ideia é utilizar o robô para ajudar no resgate de vítimas presas em destroços e acessar lugares de perigo ou de dificuldade para socorristas humanos. Salto foi inspirado na fisionomia dos galagos, pequenos primatas que possuem um dos maiores saltos entre os animais, com um impulso que pode chegar a 2,24 metros por segundo, número superior ao do robô, que consegue 1,75 metro por segundo de impulso.

Entre outras coisas, o robô imita a posição agachada do galago, que permite que seus tendões concentrem energia pelos músculos. No caso da máquina, não é necessário recarregar energia para o próximo salto. Salto pode repetir o pulo logo em seguida, o que permite que ele realize um salto utilizando a parede logo em seguida do salto inicial, alcançando uma altura maior.

Continua após a publicidade

Em um único pulo, Salto consegue alcançar a marca de um metro, chegando até a 1,21 metro após um segundo pulo usando a parede.

Fonte: G1