Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô Cheetah 3 é capaz de subir escadas sem a ajuda de sensores ou câmeras

Por| 06 de Julho de 2018 às 07h00

Link copiado!

MIT
MIT

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts) desenvolveram um robô capaz de executar atividades sem a necessidade de câmeras ou visores. O objetivo era que as máquinas pudessem ser utilizadas em ambientes inacessíveis para os humanos, como zonas de desastres ou locais com visibilidade baixa.

Batizado de Cheetah 3, o robô de cerca de 40 kg pode fazer saltos e correr, além de subir escadas repletas de detritos, como pedras e galhos, recuperando seu equilíbrio rapidamente caso seja empurrado ou puxado. Sem câmeras e sensores, Cheetah 3 faz os seus caminhos utilizando algo chamado de "locomoção cega", apenas "sentindo" para onde deve ir ou não, assim como nós conseguimos nos locomover em ambientes escuros, como explicam os criadores do robô.

De acordo com os pesquisadores, nem sempre os sistemas visuais são precisos e, por isso, acreditam que as informações táteis possam ser mais eficazes na locomoção e rapidez do robô. Este novo hardware permite ainda que ele se estique para frente e para trás, e gire de um lado para o outro.

Foram aplicados algoritmos de detecção de contato, para que ele entenda quando é o momento de movimentar as pernas e reagir de forma diferente ao pisar em obstáculos, e de cálculo de porções do corpo a meio segundo à frente.

Continua após a publicidade

Veja o Cheetah 3 em ação:

Fonte: Slash Gear