Pesquisadores criam robô-abelha que promete revolucionar a tecnologia dos drones

Por Redação | 25 de Maio de 2016 às 21h51

Pesquisadores de Harvard e do MIT fizeram uma parceria para o desenvolvimento de um robô minúsculo, mas que promete render grandes frutos. A novidade é um protótipo chamado Robobee, basicamente um modelo de abelha capaz de pousar nas superfícies.

Apesar de a ideia não parecer surpreendente, a tecnologia alcançada permite a economia de energia durante os voos. Até o momento, os drones podem se manter em voo enquanto têm energia suficiente, mas a partir do momento em que se encontra um meio de fazê-los pousar, a energia pode ser poupada.

O Robobee utiliza a eletricidade estática para aderir a diversas superfícies, podendo levantar voo ao receber comandos para a realização de novas tarefas. A ideia é que a tecnologia evolua para que possa ser usada em diferentes tipos de drones, otimizando, principalmente, as operações de busca e salvamento.

De acordo com um dos pesquisadores envolvidos no projeto, Mirko Kovac, a capacidade de pouso pode não só economizar a energia, mas também manter um nível elevado de funcionamento. A expectativa do cientista é evoluir a tecnologia para que o Robobee possa recarregar a sua bateria durante os pousos com o uso de células solares.

Confira o vídeo de apresentação do pequeno robô.

Fonte: BGR

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.