Pesquisadores criam robô inteligente que aprende com tutoriais na internet

Por Redação | 28 de Agosto de 2015 às 08h27
photo_camera Foto: Reprodução

Os robôs estão se tornando cada vez mais presentes no ambiente de trabalho e em residências, mas o que ainda falta é aprendermos a nos comunicar com eles. Com base nesse fato, a equipe europeia de pesquisas RoboHow está desenvolvendo um projeto de máquina que é capaz de entender tutoriais na internet para aprender novas funções.

Batizado de PR2, o robô possui habilidade de ler manuais online, como os do site WikiHow, por exemplo, por meio de sua linguagem. A novidade pode trazer mais benefícios para os usuários, que não precisariam mais adicionar programações específicas aos robôs, pois eles aprenderiam movimentos e ações sem ajuda humana.

Porém, o projeto é bastante complicado. Enquanto os humanos conseguem entender coisas implícitas, os computadores precisam que as ações sejam extremamente detalhadas e com linguagens simples. Em testes realizados pela RoboHow, as tarefas foram concluídas com sucesso.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

De acordo com Michael Beetz, chefe do Instituto de Inteligência Artificial na Universidade de Bremen, na Alemanha, a intenção do projeto é fazer com que um dia os robôs consigam ter noção de parâmetros como força e velocidade.

Cada novo conhecimento adquirido pelo PR2 fica armazenado na base de dados online "Open Ease" para que outros robôs possam acessar e baixar a ação.

Fonte: Gizmodo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.