Nova "cobra robótica laser" deve facilitar soldagem industrial

Por Redação | 21 de Dezembro de 2015 às 17h02
photo_camera Reprodução

A manutenção de tubulação e cabeamento embutido ainda é uma dor de cabeça considerável para complexos industriais. Além dos espaços restritos para operação, o difícil acesso às instalações pode significar que um cano com mal-funcionamento possa precisar de uma parede quebrada para abrir caminho para o conserto — uma interrupção custosa de operação para qualquer empresa.

Apesar de soar extremamente ameaçadora, uma nova "cobra robótica laser" desenvolvida pela empresa britânica OC Robotics em colaboração com a companhia de engenharia TWI Ltd, promete facilitar consideravelmente a tarefa de manutenção desses equipamentos industriais.

Assim como outros braços robóticos já utilizados em áreas como medicina e resgate, o braço pode ser controlado remotamente e deslizar por espaços apertados ou perigosos para exposição humana, atingindo o equipamento que precisa de manutenção.

A diferença do novo sistema, no entanto, está na cabeça da "cobra", que é equipada com um laser de perfuração, que pode ser utilizado para soldagens na velocidade de um metro por minuto. O projeto ainda está em desenvolvimento e a ideia é adicionar mais funcionalidades ao equipamento, como a capacidade de cortar materiais também com o uso de lasers. Soa como o tipo de arma ideal para a SkyNet utilizar durante sua dominação do mundo.

Veja o braço robótico em operação no vídeo abaixo:

Fonte: PopSci

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.