Museu da Ciência, em Londres, quer reconstruir primeiro robô do Reino Unido

Por Redação | 11 de Maio de 2016 às 06h46
photo_camera http://www.engadget.com/2016/05/10/london-science-museum-eri

O Museu da Ciência, em Londres, está numa empreitada para reconstruir o primeiro robô humanoide do Reino Unido. "Eric" foi inventado por William Richards e Albert Herbert Reffell, dois veteranos da Primeira Guerra Mundial, em 1928. O robô era uma máquina grande e coberta de alumínio, capaz de se levantar, mover os braços e alterar a posição de sua cabeça. E os movimentos de Eric podiam ser controlados através de uma conexão sem fio ou através de comandos de voz.

Ele foi construído inicialmente para abrir uma Exposição de Engenheiros, em Londres (Exhibition of the Society of Model Engineers), mas depois viajou o mundo, atendendo políticos e celebridades.

1º robô do Reino Unido

A história torna-se ainda mais surpreendente pelo misterioso desaparecimento do robô. Ninguém, até hoje, tem certeza do que aconteceu com Eric. Agora, o Museu da Ciência quer recriá-lo usando fotos e material arquivado fornecidos por parentes de seus criadores.

A organização escolheu o roboticista Giles Walker para completar o projeto e estima que o “Eric” mais novo pode ser construído em apenas alguns meses. Se tudo correr conforme o previsto, o robô reconstruído será revelado no museu ainda no mês de outubro, estando aberto ao público. Depois, será apresentado em uma exposição paga, em fevereiro, antes de fazer turnê mundial, como o seu antecessor.

1º robô do Reino Unido (2)

Antes disso tudo o Museu da Ciência precisa de apoio financeiro para recriar essa história. Ele está pedindo 35 mil libras esterlinas (cerca de US$ 50 mil) no Kickstarter, com recompensas que serão disponibilizadas de acordo com o valor doado.

Sem dúvida o projeto é importantíssimo para o público compreender e apreciar as origens da robótica e, assim, preservar uma importante parte da história.

Fonte

Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.