MIT usa joystick de Super Nintendo para controlar peixe robótico

Por Wagner Wakka | 22 de Março de 2018 às 07h08
Captura
Tudo sobre

Nintendo

Imagina ter seu próprio peixe robô em casa no aquário? Pois bem, o MIT já tem o dele. O instituto divulgou uma imagem do SoFi, um peixinho robô usado para pesquisa em campo no mar. Tecnicamente, trata-se de um veículo autônomo submarino que se parece com um peixe, só para não perturbar a vida marinha.

Para que ele se comporte como um peixe, movimentando-se com uma barbatana, os pesquisadores criaram duas cavidades internas que podem ser preenchidas por água. A variação de pressão nessas cavidades é o que faz a cauda balançar, segundo explica o autor da pesquisa Robert Katzschmann.

A proposta de fazer o robô se movimentar como um peixe não só faz com que a fauna se familiarize com o aparelho, mas também diminui o ruído no ambiente. Por outro lado, os pesquisadores usam ondas sonoras para guiar o peixe autônomo usando um controle de Super Nintendo a prova d'água transformado em um sistema acústico personalizado. Como a água é um meio mais denso que o ar, as transmissões Wi-Fi e Bluetooth se perdem muito rapidamente. Já o som, por ser uma onda mecânica, se propaga até melhor, por isso a opção pelo sistema. “O controle remoto está ajustado para uma frequência bem alta para humanos ouvirem, mas os robôs conseguem decodificar. Com isso, nós mandamos comandos em alta qualidade para ele”, diz Katzschmann.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com uma câmera, a proposta é usar o robô para filmar fenômenos bastante raros, como o nascimento de baleias, um acontecimento muito difícil de ser capturado em vídeo.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.