Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MIT consegue criar robô funcional utilizando impressora 3D

Por| 08 de Abril de 2016 às 07h30

Link copiado!

MIT consegue criar robô funcional utilizando impressora 3D
MIT consegue criar robô funcional utilizando impressora 3D

As impressões 3D têm revolucionado diversos setores, como a medicina e a arquitetura, por exemplo. Mas uma das mais recentes novidades é a realização do Computer Science and Artificial Intelligence Lab, do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT). Seus pesquisadores desenvolveram uma técnica para a criação de robôs a partir de impressão 3D em uma única etapa.

O método, chamado de 'impressão hidráulica', permite a impressão utilizando materiais líquidos e sólidos simultaneamente. O robô sai com toda a estrutura montada, bastando conectá-lo à bateria e ao motor. De acordo com a diretora do laboratório, Daniella Rus, o novo método é "um passo para a rápida fabricação de máquinas funcionais".

O artigo de apresentação da inovação, nomeado de 'Sistemas Hidráulicos Impressos: Um método para fabricar robôs através da co-impressão 3D de líquidos e sólidos', pode ser lido na íntegra aqui. O robô criado pela equipe é um hexápode de 600 gramas e seis polegadas e levou 22 horas para ser impresso.

Confira o processo de fabricação e o protótipo em funcionamento.

Continua após a publicidade

Fonte: Engadget