MIT consegue criar robô funcional utilizando impressora 3D

Por Redação | 08.04.2016 às 07:30

As impressões 3D têm revolucionado diversos setores, como a medicina e a arquitetura, por exemplo. Mas uma das mais recentes novidades é a realização do Computer Science and Artificial Intelligence Lab, do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT). Seus pesquisadores desenvolveram uma técnica para a criação de robôs a partir de impressão 3D em uma única etapa.

O método, chamado de 'impressão hidráulica', permite a impressão utilizando materiais líquidos e sólidos simultaneamente. O robô sai com toda a estrutura montada, bastando conectá-lo à bateria e ao motor. De acordo com a diretora do laboratório, Daniella Rus, o novo método é "um passo para a rápida fabricação de máquinas funcionais".

O artigo de apresentação da inovação, nomeado de 'Sistemas Hidráulicos Impressos: Um método para fabricar robôs através da co-impressão 3D de líquidos e sólidos', pode ser lido na íntegra aqui. O robô criado pela equipe é um hexápode de 600 gramas e seis polegadas e levou 22 horas para ser impresso.

Confira o processo de fabricação e o protótipo em funcionamento.

Via: Engadget