Hyundai apresenta exoesqueleto comparado a armadura Homem de Ferro

Por Redação | 13.05.2016 às 12:00

A fabricante de automóveis Hyundai apresentou um protótipo de robô vestível que pode ser comparado a armadura do Homem de Ferro e que permite ao usuário carregar objetos de centenas de quilos sem riscos à sua integridade física. A montadora também acredita que o exoesqueleto pode ser útil para uso militar, dentro das fábricas e na reabilitação física das pessoas.

O peculiar traje robótico faz parte da plataforma de desenvolvimento Hyundai H-LEX apresentada no ano passado. De acordo com a montadora sul-coreana, os projetos desenvolvidos pela H-LEX servem para ser aplicados para "reduzir a probabilidade de acidentes" até para "reabilitação de lesões" ou no auxílio de idosos e pacientes com deficiência física motora, como paralíticos.

Robô da Hyundai

Além da utilização na área da saúde, o exoesqueleto também pode ser utilizado em ações militares, permitindo que os soldados percorram longas distâncias carregando cargas superiores a 50 kg sem se cansarem ou risco à saúde.

Robô da Hyundai

Como é possível ver nas imagens, o robô é constituído de várias articulações, que permitem uma mobilidade maior e mais próxima a do ser humano. Além disso, o usuário pode controlar os movimentos das mãos ou de outras regiões com botões inseridos no dedo polegar e indicador da vestimenta. O robô é preso ao corpo do usuário por meio de cintos nos peitos, nos braços, nas pernas e também nos pés.

Robô da Hyundai

A Hyundai explicou que seguirá apostando no setor de mobilidade em todos os aspectos. "O desenvolvimento dos robôs utilizados no Group Hyundai Motor finalmente conduzirá a livre circulação de pessoas e coisas", afirmou a montadora.

Via Slash Gear