Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA negam visto para meninas afegãs participarem de competição de robótica

Por| 04 de Julho de 2017 às 12h15

Link copiado!

EUA negam visto para meninas afegãs participarem de competição de robótica
EUA negam visto para meninas afegãs participarem de competição de robótica

Um grupo de seis meninas afegãs se inscreveu no concurso de tecnologia FIRST Global Challenge, mas infelizmente a história não acabou como o esperado. Primeiro, o equipamento para a construção do robô enviado dos Estados Unidos ficou preso por meses na alfândega do Afeganistão. Com isso, as jovens resolveram improvisar e criar máquinas a partir de suprimentos de suas próprias casas.

Depois de todo o empenho, as adolescentes precisavam de autorização para viajar para os Estados Unidos, onde a competição acontecerá. Foram até a embaixada dos Estados Unidos duas vezes, que fica a 800 quilômetros de sua cidade, para conseguirem os vistos. Quando parecia que tudo daria certo, a embaixada informou as meninas de que o pedido havia sido indeferido.

Roya Mahboob, fundadora da Citadel, empresa de software no Afeganistão, foi a primeira mulher a criar uma empresa de tecnologia no país, e é ela uma das patrocinadoras do time. "Da primeira vez que foram rejeitadas, foi difícil conversar com elas", disse a executiva. "Elas são novas e estavam muito chateadas."

"Queremos fazer diferença, e a maioria dos avanços na ciência, tecnologia e outros setores normalmente começa pelo sonho de uma criança de fazer algo de grande. Queremos ser crianças que seguem os seus sonhos e fazem diferença nas vidas dos outros", escreveram as meninas.

Continua após a publicidade

Infelizmente não há informações sobre o motivo para a recusa, mas todos sabem que ultimamente tem se tornado cada vez mais difícil conseguir a documentação. Joe Sestak, um dos responsáveis pelo FIRST Global, revelou estar frustrado: "Essas meninas extraordinariamente corajosas não poderem visitar os Estados Unidos e em lugar disso terem de ver seu robô concorrer via Skype. Equipes do Iraque, Irã e Sudão participarão da competição."

Apesar das dificuldades, a iniciativa das adolescentes mostra ao mundo que, mesmo em um país em que a tecnologia é dominada pelos homens, há esperança de que as mulheres possam vir a ocupar cada vez mais espaço na sociedade.

Fonte: Estadao