Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Etapa nacional de competição de robótica para crianças acontece em Curitiba

Por| 28 de Agosto de 2019 às 22h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Na próxima sexta-feira (30), em Curitiba, acontece a etapa nacional da competição de robótica First LEGO League Jr, em que equipes formadas por crianças de seis a dez anos competem pela vaga na etapa internacional do evento, que ocorre em março de 2020 nos Estados Unidos. Na competição, as crianças têm a criatividade estimulada ao aplicar peças de Lego a projetos científicos que visam solucionar problemáticas reais que afetam a sociedade.

O torneio acontece sob o apoio da Positivo Tecnologia Educacional e envolve 25 equipes. A ideia é promover o interesse e estimular habilidades de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática por meio da imersão dos alunos em robótica. O tema desta edição é Missão na Lua – Como sobreviver na Lua? e, de acordo com Alex de Souza Paiva, gerente de produtos da Lego, traz questionamentos como ‘o que é preciso saber sobre a lua para viver lá?’, ‘o que você irá beber e comer?’ e ’quais outros problemas podem ser resolvidos?’. Na fase da criação, as equipes desenvolvem uma base lunar com o kit LEGO WeDo 2.0.

Depois de registrar as atividades e as descobertas, as crianças montam um compilado com a pesquisa científica e apresentam na etapa nacional. A empresa aponta que várias equipes já estão confirmadas nesta etapa nacional, como Força Tech, Space Robots, Os Viajantes Especiais, Lunar Maximoon, Galáticos, Moon And Star e Minirobots.

Continua após a publicidade

“Além das descobertas científicas, o que é importante também no First LEGO League Jr. é a valorização do indivíduo, quando ele aprende a lidar com os problemas, explorar ideias novas, organizar-se, pensar junto com a equipe em busca de soluções e aprender com o outro. São valores que devem perdurar ao longo de toda a vida. Por isso, valorizamos projetos que permitam esse crescimento e desenvolvimento pessoal nas crianças por meio de atividades lúdicas”, afirma Paiva.

Vale lembrar também que as inscrições para a temporada de 2020 começam em setembro. São quatro crianças em cada equipe, e é necessário ter um tutor para guiar as atividades. O tema do ano que vem será “Boomtown Build”. As candidaturas são feitas por meio do site oficial do evento.