Etapa nacional de competição de robótica para crianças acontece em Curitiba

Por Nathan Vieira | 28 de Agosto de 2019 às 22h00
Divulgação

Na próxima sexta-feira (30), em Curitiba, acontece a etapa nacional da competição de robótica First LEGO League Jr, em que equipes formadas por crianças de seis a dez anos competem pela vaga na etapa internacional do evento, que ocorre em março de 2020 nos Estados Unidos. Na competição, as crianças têm a criatividade estimulada ao aplicar peças de Lego a projetos científicos que visam solucionar problemáticas reais que afetam a sociedade.

O torneio acontece sob o apoio da Positivo Tecnologia Educacional e envolve 25 equipes. A ideia é promover o interesse e estimular habilidades de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática por meio da imersão dos alunos em robótica. O tema desta edição é Missão na Lua – Como sobreviver na Lua? e, de acordo com Alex de Souza Paiva, gerente de produtos da Lego, traz questionamentos como ‘o que é preciso saber sobre a lua para viver lá?’, ‘o que você irá beber e comer?’ e ’quais outros problemas podem ser resolvidos?’. Na fase da criação, as equipes desenvolvem uma base lunar com o kit LEGO WeDo 2.0.

Etapas nacionais de 2018 do evento First LEGO League Jr. (Foto: Reprodução/Site oficial do evento)

Depois de registrar as atividades e as descobertas, as crianças montam um compilado com a pesquisa científica e apresentam na etapa nacional. A empresa aponta que várias equipes já estão confirmadas nesta etapa nacional, como Força Tech, Space Robots, Os Viajantes Especiais, Lunar Maximoon, Galáticos, Moon And Star e Minirobots.

“Além das descobertas científicas, o que é importante também no First LEGO League Jr. é a valorização do indivíduo, quando ele aprende a lidar com os problemas, explorar ideias novas, organizar-se, pensar junto com a equipe em busca de soluções e aprender com o outro. São valores que devem perdurar ao longo de toda a vida. Por isso, valorizamos projetos que permitam esse crescimento e desenvolvimento pessoal nas crianças por meio de atividades lúdicas”, afirma Paiva.

Primeiro, as equipes passam pela fase nacional, e então uma delas é selecionada para competir na fase internacional, nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Site oficial do evento)

Vale lembrar também que as inscrições para a temporada de 2020 começam em setembro. São quatro crianças em cada equipe, e é necessário ter um tutor para guiar as atividades. O tema do ano que vem será “Boomtown Build”. As candidaturas são feitas por meio do site oficial do evento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.