Você já viu um robô-salamandra?

Por Ruam Oliveira | 07 de Julho de 2016 às 15h40
École polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL)

Você já viu um robô salamandra? Este robô do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL, sigla em inglês) pode imitar o jeito como uma salamandra se movimenta, seja na água ou fora dela.

Os cientistas do EPFL o intitularam de "Pleurobot" (em referência ao nome científico da salamandra-dos-poços, pleurodeles waltl) e ele foi desenvolvido depois de estudos feitos com raio x que mostravam a maneira de andar e nadar do anfíbio. De acordo com o Instituto, outros cientitas - também da EPFL - construíram robôs semelhantes no passado, mas este em específico tem, de longe, o movimento mais realista de todos. Segundo eles, "este é o primeiro que está precisamente baseado no movimento 3D do esqueleto da salamandra".

Pleurobot é feito de ossos construídos com tecnologia de impressão 3D, com articulações motorizadas e um circuito eletrônico que funciona como um sistema nervoso central sintético. A salamandra robótica possui poucas vértebras, igual a salamandra de verdade, mas os cientistas otimizaram a localização delas para que seus movimentos ficassem o mais natural e autênticos possíveis. A líder da equipe de pesquisa Auke Ijspeert diz que o Pleurobot pode ajudar a entender o sistema de locomoção dos vertebrados.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para diferenciar entre nadar ou caminhar, o robô possui dois níveis de simulação elétrica: O nível menor de carga na espinha da salamandra está associado ao andar, enquanto o mais alto nível está associado ao nado. Além disso, a máquina pode ajudar cientistas a explorar a relação entre o estímulo da medula espinhal e os movimentos de animais vertebrados. No futuro isto pode ser levado para aparelhos neuroprotéticos, que podem auxiliar tanto pessoas que tiveram algum membro amputado quanto pacientes paraplégicos.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.