Publicidade

Este robô-criança é a melhor mistura entre incrível e medonho que você verá hoje

Por| 26 de Setembro de 2018 às 19h10

Link copiado!

Este robô-criança é a melhor mistura entre incrível e medonho que você verá hoje
Este robô-criança é a melhor mistura entre incrível e medonho que você verá hoje

Pediatric Hal é um robô desenvolvido para que estudantes de medicina possam praticar procedimentos médicos de forma didática em uma criança. Ele chora, se movimenta na hora de receber injeções, tem pavor de agulhas e grita que quer ir para casa, da mesma forma que os pacientes mirins fariam em qualquer hospital. Ele também tem pulsação, sangra e pode até mesmo sofrer uma parada cardíaca, ensinando os futuros pediatras a como lidar com essas situações.

A Gaumard Scientific tem sede em Miami, EUA, e esteve desenvolvendo a tecnologia para que fosse utilizada na Segunda Guerra Mundial, definindo o Pediatric Hal como "o simulador de pacientes pediátricos mais avançado do mundo". A aparência do robô-infante, entretanto, pode assustar algumas pessoas devido ao realismo e às expressões de incômodo que o autômato faz. Isso deixa os desenvolvedores da Gaumard Scientific decepcionados, enquanto afirmam que os médicos que trabalham com o pequeno androide não o vêem dessa forma.

De acordo com seus criadores, o Pediatric Hal é uma excelente ferramenta didática por proporcionar "experiências de aprendizagem imersivas", simulando emoções humanas como o medo, a surpresa, a raiva, a ansiedade e, principalmente, a dor. E ele faz isso de forma a se assemelhar o máximo possível com uma criança humana: chorando e gritando bastante.

Continua após a publicidade

Aparelhos reais para medição dos níveis de glicose, frequência cardíaca e até mesmo desfibriladores podem ser utilizados para tratar o Pediatric Hal em simulações, permitindo aos estudantes a oportunidade de aprender como utilizar os equipamentos sem a preocupação de colocar uma criança orgânica em risco de saúde.

"Somos humanos. A medicina é estressante… se podemos praticar e ensaiar em uma simulação, então quando enfrentarmos uma situação real estaremos muito mais preparados", disse Jen Arnold, diretora médica de simulações no hospital infantil John Hopkins, na Flórida. "Eu fiz minhas primeiras cirurgias de emergência com um bebê de verdade. Imagine o quão estressante isso é", completou.

Segundo o site da Gaumard Scientific, Pediatric Hal "foi desenvolvido para que os médicos pudessem diagnosticar, tratar e se comunicar com pacientes jovens em quase todas as especialidades clínicas". Os desenvolvedores responsáveis dizem que ele representa um "novo nível de interação" que inclui comunicação verbal e não-verbal, funcionando com ênfase nas expressões faciais que o pequeno andróide é capaz de fazer.

Continua após a publicidade

Para garantir o aprendizado, Pediatric Hal emite sons de alta fidelidade dos batimentos cardíacos, da expansão pulmonar durante a respiração e das vias respiratórias. Além disso, os movimentos oculares dele são realistas e expressam medo e angústia frente aos procedimentos. "Os pacientes pediátricos apresentam desafios únicos para estudantes e profissionais. Crianças não são adultos em miniatura: a forma como processam informação, a forma como seus corpos funcionam, como respondem a medicamentos e como se comunicam é muito diferente", diz a empresa em seu site.

Assustador ou fofinho?

As ricas expressões faciais e movimentos do Pediatric Hal foram criadas por meio de um software de algoritmos e seu sistema operacional é conhecido como UNI, contendo uma base de dados de comportamentos e respostas condizentes com o contexto clínico em que é inserido.

Continua após a publicidade

Entretanto, a Gaumard Scientific precisou diminuir um pouco o nível de realismo dele para que os estudantes de medicina não se assustassem tanto com as reações da criança-robô. Ele passou, então, a sangrar quando um procedimento é aplicado, mas não pode "morrer" por hemorragias — ainda bem, pois isso seria terrível de se presenciar, mesmo se tratando de um ser não orgânico.

Ainda não está com o coração cheio de fofura ao ver essa criança robótica? Então cheque o vídeo abaixo e veja o realismo dos movimentos do Pediatric Hal e sua voz doce, disponível apenas em inglês até o momento:

Continua após a publicidade

Fonte: BBC Brasil