Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estes robôs inspirados em polvos são incríveis e assustadores ao mesmo tempo

Por| 08 de Abril de 2016 às 01h07

Link copiado!

Estes robôs inspirados em polvos são incríveis e assustadores ao mesmo tempo
Estes robôs inspirados em polvos são incríveis e assustadores ao mesmo tempo

Não é de hoje que engenheiros robóticos se inspiram na natureza para desenvolver suas criações, inclusive já vimos robôs baseados em diversos tipos de insetos, cobras e outros animais. Mas dessa vez a inspiração foram os polvos, aqueles moluscos marinhos inteligentíssimos que vivem no fundo do mar. Pesquisadores italianos desenvolveram dois polvos robóticos capazes de emular diversos movimentos do animal, conforme podemos conferir no vídeo a seguir:

Os robôs aquáticos utilizam componentes eletrônicos flexíveis e controle inteligente de mecanismos, que fazem com que eles sejam capazes de “andar” em terrenos acidentados e até mesmo manipular objetos com habilidades muito similares às dos polvos reais. Tal qual os polvos de verdade, os dois robôs também conseguem alongar e encolher seus membros utilizando bobinas de cabos feitos de um material chamado de “shape-memory”, que estão aninhados dentro dos tentáculos artificiais. Quando uma corrente elétrica passa pelas bobinas, elas se aquecem e se contraem, então os pesquisadores conseguiram expandir e contrair os braços dos robôs de um jeito bastante similar ao funcionamento dos membros dos moluscos.

Por enquanto, os polvos robóticos ainda não têm um uso prático específico, tratando-se apenas de um conceito, mas já podemos imaginar várias funções que esses robôs aquáticos poderiam assumir em um futuro próximo. Pensando em um futuro mais apocalíptico, comparações com as Sentinelas da trilogia "Matrix", que perseguiam e destruíam as naves dos humanos sobreviventes, são uma possibilidade bastante assustadora!

Continua após a publicidade

Uma das temidas Sentinelas, da trilogia "Matrix" (Reprodução: Divulgação)

Fonte: Motherboard