Empresa desenvolve minirrobô que conserta furos em lonas de balões e dirigíveis

Por Redação | 29 de Julho de 2016 às 09h41

A empresa aeroespacial Lockheed Martin, conhecida como a maior fabricante de produtos militares do mundo, desenvolveu um minirrobô capaz de se locomover pela superfície de dirigíveis e consertar pequenos furos que possam surgir nas lonas deles. O Spider foi criado para trabalhar no novo aeróstato da companhia, projetado para mover grandes cargas em áreas sem estradas.

O Spider - uma abreviação para Self-Propelled Instrument for Airship Damage Evaluation and Repair, ou instrumento automotriz de avaliação de danos em dirigíveis - vem em duas partes, uma no interior e outra no exterior do dirigível, conectadas por imãs. As duas partes utilizam sensores de luz para identificar buracos que são preenchidos automaticamente. O robô registra fotos de antes e depois e as envia para o condutor conferir o trabalho.

Dirigivel Lockheed

Antes do Spider, a única maneira de identificar buracos nas lonas de dirigíveis era por uma burca manual com iluminação especial. Agora, o escaneamento da lona é feito com vários robôs simultaneamente, economizando tempo e esforço da equipe de engenheiros da empresa.

Ainda não está definido se a Lockheed vai compartilhar a tecnologia com outras empresas. Apesar de ser uma ideia que parece tão simples, do tipo de tecnologia imaginada em ficção científica, vê-la em ação certamente vai atiçar a indústria de veículos mais leves que o ar.

Fonte The Verge