Empresa desenvolve gatos robóticos que fazem companhia a idosos

Por Redação | 23.11.2015 às 17:24

O mercado de acompanhantes de idosos acaba de ganhar uma nova ferramenta: animais de estimação robóticos. A Hasbro, fabricante de brinquedos e jogos eletrônicos, lançou a Joy For All, sua primeira linha de robôs de companhia. Inicialmente, a categoria conta somente com gatos, mas a empresa pretende desenvolver robôs com a aparência e comportamentos de outros animais.

Os pets tentam simular a melhor parte de ter animais de estimação por perto, como promover interação e distração, sem os transtornos que acompanham a criação de um animal de verdade, como a limpeza, alimentação e cuidados com sua saúde. Logo, ter um gatinho robótico pode ser bastante interessante para pessoas que não têm condições de se responsabilizar por uma outra vida, mas que desejam a companhia de um pet, ou ainda para quem tem alergias quando em contato com animais.

Apesar de não se parecerem com um animal de verdade, os gatinhos-robô fazem “ronron” (aquele som vibratório que eles reproduzem quando estão muito felizes ou confortáveis), miam e rolam de um lado para o outro, simulando o comportamento de um gato real. Os robôs também “respondem a agrados, abraços e se movem como os gatos que vocês conhecem e amam”, segundo consta no site da empresa. E se o dono passar muito tempo sem interagir com eles, os pets acabam dormindo.

gato robótico Hasbro

Instruções (em inglês) sobre como manusear o gatinho-robô (Foto: Hasbro)

Diversos estudos e testes já comprovaram os benefícios que animais de companhia trazem na recuperação de doenças tanto em crianças quando em adultos, e em idosos podem ajudar até mesmo na defesa contra demências. “Nós acreditamos que o poder de uma brincadeira pode trazer alegria às pessoas em todos seus estágios de vida, e sabemos que alguns de nossos brinquedos são especialmente atraentes para idosos”, contou a empresa em seu site.

gato robótico Hasbro

A linha Joy for All pode ser adquirida pelo site da Hasbro, e custa US$ 99, oferecendo gatos em três opções de cores - alaranjado, cinza e branco.

Fonte: Yahoo!