Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Descubra quais as chances de você ser substituído por robôs

Por| 30 de Maio de 2017 às 13h57

Link copiado!

Descubra quais as chances de você ser substituído por robôs
Descubra quais as chances de você ser substituído por robôs

Uma das maiores discussões sobre o rumo da tecnologia é a possibilidade de sermos substituídos por robôs. Os avanços da inteligência artificial têm colocado medo até mesmo em personalidades de referência, como Elon Musk e Stephen Hawking, que acreditam ser possível que a IA destrua a humanidade.

Isso era considerado, anteriormente, assunto de ficção científica, mas atualmente as máquinas têm se tornado tão inteligentes que um dos medos mais iminentes é de que elas acabem ocupando cargos dos humanos. Será que nossos empregos estão realmente ameaçados?

Em 2013, Carl Benedikt Frey e Michael A. Osborne publicaram um relatório intitulado "The Future of Employment: How susceptible are jobs to computerisation?”, ou "O Futuro do Emprego: Quão suscetíveis são os postos de trabalho para a informatização?", em tradução livre. No estudo, os autores examinaram os riscos que corremos com o crescente desenvolvimento dos robôs e da inteligência artificial, implementando uma metodologia que estima a probabilidade de informatização em 702 ocupações.

De acordo com as estimativas, cerca de 47% dos empregos dos Estados Unidos estão sob ameaça. Embora o relatório seja específico para o mercado de trabalho dos EUA, é fácil imaginar como os dados podem ser aplicados em todo o mundo. Diante das informações colhidas na pesquisa, foi desenvolvido um site que dá acesso ao público a esses números.

Continua após a publicidade

Batizada como "Will Robots Take My Job", ou "Irão os robôs roubar meu emprego?", a página funciona como um buscador, detalhando as chances de que trabalhadores de cada carreira sejam substituídos pela IA.

Navegando por diversas profissões, o site permite que a gente descubra, por exemplo, que os dentistas estão pouco ameaçados, com risco de 0,44% de substituição por robôs.

Já os policiais de trânsito, por exemplo, estão correndo sérios riscos. Segundo a página, há 57% de chance de que as máquinas assumam a ocupação. Na verdade, já podemos ver esse movimento com a crescente implementação de radares nas ruas, concorda?

Continua após a publicidade

E a sua profissão, está ameaçada? Confira todos os detalhes clicando aqui.

Fonte: Will Robots Take My Job?