Cozmo, um robô "smart" com personalidade própria que todos vão querer (ou não)

Por Redação | 29 de Junho de 2016 às 22h25

Quando se fala em robôs equipados com inteligência artificial é comum pensarmos em projetos mirabolantes destinados às pesquisas e ciência. O Cozmo, no entanto, mesmo com todas essas capacidades, é um robô criado apenas para... brincar! O modelo possui dimensões compactas e sua aparência é bastante agradável, mas o que está por trás dele é um verdadeiro show de tecnologia.

O pequeno protótipo vem equipado com sensores e software capazes de reconhecer as pessoas que encontra em seu caminho através de um sistema de visão computacional, alterando, assim, suas atitudes e avaliando diversos fatores para a tomada de decisões em tempo real. Bacana, não é mesmo?

Além disso, o robô pode fazer suas próprias escolhas como, por exemplo, aproximar-se de alguém avisando sobre sua falta de interação. Em outras palavras, o Cozmo tem personalidade própria, seguindo os passos dos modelos que estamos acostumados a ver em filmes.

Apesar de seus poucos centímetros, o interior do Cozmo possui mais de 300 componentes, incluindo sensores, câmeras, acelerômetros, giroscópios, engrenagens, etc. Na apresentação em vídeo, é possível, inclusive, ver algumas das expressões faciais do protótipo, que ficam visíveis em seu display, simulando seu rosto. Outra área que recebeu grande atenção por parte de seus desenvolvedores foi a responsável pelos comandos de voz do robô, que acrescentam uma dimensão quase humana durante a interação.

Os interessados ​​em comprar o Cozmo já podem fazer a pré-encomenda nas páginas oficiais do site, sendo as primeiras unidades entregues a partir de outubro deste ano. O preço é fixado em US$ 179,99 (cerca de R$ 607, sem os impostos).

Fonte: Spectrum

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.