Publicidade

Cientistas criam pele eletrônica para auxiliar interações com braços protéticos

Por| 29 de Novembro de 2018 às 17h25

Link copiado!

Cientistas criam pele eletrônica para auxiliar interações com braços protéticos
Cientistas criam pele eletrônica para auxiliar interações com braços protéticos

Os pesquisadores da ACS Applied Materials & Interfaces desenvolveram uma espécie de pele eletrônica ultrafina e elástica, que pode ser facilmente aplicada em objetos 3D, auxiliando em uma variedade de interações homem-máquina. O objetivo é ajudar robôs e dispositivos protéticos a conseguirem detectar melhor a pressão, temperatura e outras sensações táteis com o meio ambiente, algo que a pele humana consegue sentir naturalmente.

A pele eletrônica pode ser aplicada em dispositivos protéticos, monitores de saúde, na robótica e até na realidade virtual. No vídeo abaixo, é mostrado como os cientistas transferiram circuitos elétricos ultrafinos para superfícies 3D complexas, conseguindo manter a flexibilidade e elasticidade, de modo que a movimentação fosse possível.

As tatuagens eletrônicas, mostradas no vídeo, são o que possibilitam essa habilidade, porém, a produção delas é demorada e cara, por conta do seu método de produção. Os cientistas responsáveis pelo projeto queriam desenvolver um método mais rápido, simples e barato para a produção de circuitos de filmes finos com microeletrônica integrada.

Continua após a publicidade

Para tanto, eles imprimiram um modelo de circuitos em uma folha hectográfica (aquelas usadas para transferir tatuagens) em uma impressora a laser de mesa, comum. O papel é então revestido com pasta de prata, a qual adere apenas à tinta impressa de toner. Por cima da pasta, é então colocada uma liga metálica líquida de gálio-índio, o qual aumenta a condutividade elétrica e a flexibilidade do circuito.

Por fim, são acrescentados os componentes eletrônicos externos, tais como microchips, com uma “cola” condutora, produzida a partir de partículas magnéticas, alinhadas verticalmente e endossadas com um gel de álcool polivinílico. Após todo esse processo, a tatuagem eletrônica é então aplicada em vários objetos através da água.

A água, nesse caso, ajuda a separar a tatuagem de sua folha base e os circuitos funcionam mesmo quando estão imersas no líquido. É possível ver a pele eletrônica aplicada a um braço protético robótico no vídeo e os cientistas também observaram a monitoração de atividades musculares esqueléticas humanas e incorporaram sensores de proximidade em um modelo 3D de uma mão.

Fonte: Science Daily