Cachorro robótico divide “cérebro” com drone

Por Redação | 21 de Outubro de 2015 às 08h20

Uma equipe de pesquisadores suíços do Autonomous System Lab (ASL), parte do Swiss Federal Institute of Technology Zurich, uniu dois campos tecnológicos diferentes em prol de uma melhor performance. No experimento, um cachorro robótico caminha pelo chão enquanto um drone conectado a seu “cérebro” explora a vista aérea para fornecer o melhor trajeto a ser percorrido pelo robô no chão.

O sistema funciona utilizando uma câmera monocular instalada no drone, capaz de mapear o local por onde o cachorro robótico caminha. O cão, por sua vez, consegue ler as informações captadas pelo drone, sendo capaz de se localizar por meio do mapa construído pela câmera, podendo antecipar o desvio de obstáculos, por exemplo. O resultado é uma exploração terrestre mais eficiente, já que o drone faz as vezes de “olhos” do robô.

A equipe registrou a pesquisa no documento Collaborative Navigation for Flying and Walking Robots (Navegação Colaborativa para Robôs Voadores e Andarilhos, em tradução livre) e espera poder demonstrar os robôs em funcionamento no próximo IEEE International Conference on Robotics and Automation, evento que acontecerá em 2016.

Por enquanto, podemos conferir a inovação em um vídeo publicado no canal do YouTube do ASL, no qual podemos ver o cachorrinho em ação na parceria com o drone:

Fonte: The Creators Project

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.