BIG-i é o robô 'mordomo' que promete revolucionar o dia a dia das pessoas

Por Redação | 16.08.2016 às 06:51

As revoluções da robótica são realmente impressionantes, tanto que vêm despertando polêmica sobre suas capacidades. Muitos membros da comunidade científica internacional têm, inclusive, alertado a população de um possível domínio da inteligência artificial sobre os seres humanos.

Deixando essas questões de lado, o fato é que os robôs têm feito cada dia mais parte do cotidiano das pessoas, e o BIG-i mostra isso de uma forma bastante prática. Desenvolvido pela NXRobo, o protótipo parece levar o conceito de "assistente pessoal" para outro nível, mostrando o que talvez seja a tendência tecnológica do futuro.

Com reconhecimento facial, de voz e detecção de movimentos, o BIG-i apresenta uma versatilidade incrível em suas funcionalidades. Bastante parecido com o R2-D2, ele é capaz de identificar os membros da casa, interagindo com cada um de acordo com suas necessidades.

Segundo seus desenvolvedores, o robô pode, por exemplo, lembrar seu "dono" de que está na hora de ir para a academia, alertá-lo para lavar as mãos antes de uma refeição, ou até mesmo avisá-lo caso haja algum estranho ao redor da residência. O protótipo pode ainda interagir com outras máquinas na casa para facilitar as tarefas diárias.

A campanha para arrecadação de fundos para o desenvolvimento em larga escala do BIG-i será iniciada em setembro no Kickstarter. O modelo mais simples custará, ao menos para seu lançamento, US$ 799 (aproximadamente R$ 2.550).

Fonte: Business Insider