Australiano cria primeiro "robô pedreiro" que executa a função de alvenaria

Por Redação | 26.06.2015 às 11:25
photo_camera Foto: Reprodução

O setor de construção já conta com diversos tipos de máquinas que ajudam a acelerar o processo e poupar os trabalhadores de serviços muito pesados. Porém, uma função ainda vem sendo executada exclusivamente por trabalho manual: a alvenaria.

Foi pensando nisso que o engenheiro australiano Mark Pivac desenvolveu o primeiro "robô pedreiro" de alvenaria automatizado no mundo. Batizado de Hadrian, o robô é capaz de determinar onde cada tijolo será sentado com base em desenhos em 3D CAD. Em seguida, ele corta individualmente cada tijolo e o coloca em uma sequência.

O Hadrian tem pouco mais de oito metros de comprimento e possui habilidade suficiente para posicionar os tijolos de maneira correta e preenchê-los com argamassa ou cimento necessários. Graças a um software que vem embutido, o robô também é capaz de deixar espaço para tubulações e fiação.

A máquina pode encaixar cerca de mil tijolos por hora e pode construir 150 casas por ano se trabalhar 24 horas por dia durante os 365 dias do ano.

Depois de dez anos de desenvolvimento, Pivac acredita que pode comercializar o Hadrian em toda a Austrália Ocidental antes de expandir para o resto do mundo.

Fonte: Endgaget