Robôs com aparência humana são expostos em Museu de Tóquio

Por Redação | 25 de Junho de 2014 às 08h25

A partir desta quinta-feira (25) o Museu Miraikan, em Tóquio, irá exibir para o público robôs muito semelhantes fisicamente com humanos e que também possuem uma fala suave e muito parecida com a nossa, fazendo com que eles se passem por pessoas sem muita dificuldade, informou matéria do jornal Folha de S. Paulo.

Para o professor da Universidade de Osaka e especialista em robôs, Hiroshi Ishiguro, esses avanços possibilitam novas oportunidades para o estudo da robótica. Com eles será possível entender melhor como funciona a interação entre seres humanos e máquinas, além de viabilizar uma maior compreensão sobre as diferenças entre humanos e robôs.

Kodommoroid Android

Para Ishiguro, produzir androides é como explorar o significado do ser humano, e esses avanços permitem uma maior compreensão sobre o que é consciência, pensamento e emoções.

Durante a demonstração que foi realizada para o público, os robôs mexeram os lábios de acordo com a fala emitida, piscaram e moveram os olhos, além de movimentarem a cabeça para “olhar” para os lados. Os robôs são controlados remotamente e durante a exibição permaneceram sentados, movendo também as mãos.

São dois os robôs que ficarão em exibição no Museu Miraikan, ambos feitos com aparência feminina e com nome de Otonaroid e Kodomoroid. Eles têm tamanho real de um ser humano, com a pele feita com silicone e músculos artificiais.

Os robôs ficam abertos para visitação a partir desta quinta-feira (25) e o público poderá interagir livremente com as máquinas.

O jornal japonês The Japan Times publicou um vídeo da demonstração realizada pelo professor Ishiguro. Confira:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.