Robô de empresa do Google imita o 'golpe da garça' do filme 'Karatê Kid'

Por Redação | 12 de Novembro de 2014 às 15h38
photo_camera Divulgação

Quem viveu nos anos 80 ou assistiu as inúmeras reprises de filmes daquela época nas matinês da TV aberta, certamente deve se lembrar do "golpe da garça" que Daniel San aplica no final do filme Karatê Kid para vencer a luta.

Num tributo ao icônico filme oitentista, a equipe de engenharia da IHMC (Institute For Human & Machine Cognition), da Flórida, está desenvolvendo um robô humanoide capaz de reproduzir aquele movimento visto no longa cinematográfico. A agência governamental estadunidense de pesquisa planeja utilizar o robô nas finais da DRC (Darpa Robotics Challenge, que acontecerá em Pomona, California, em junho de 2015).

O robô, que foi apelidado de "Atlas Karate Kid", ainda não é capaz de pular. No entanto, segundo informações da IEEE Spectrum, o objetivo do autômato foi cumprido. O equilíbrio da máquina foi uma das tarefas mais complexas desenvolvidas pelos cientistas, sobretudo pelo peso da máquina, que é de 149 kg. Além disso, possui 1,87 de altura e é equipado com 28 juntas hidráulicas articuladas.

O Atlas é composto por um software criado pela Boston Dynamics, empresa comprada pelo Google que constrói robôs humanoides. Atualmente, o projeto está em segundo lugar na DRC, perdendo apenas para o japonês S-One Schaft.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.