Que tal um robô para te ajudar na cozinha?

Por Redação | 05 de Novembro de 2012 às 16h00

Para quê sair e pagar 30 reais em um prato de salada, se você pode ter um robô que faz um delicioso prato leve na sua própria cozinha? Brincadeiras à parte, o robô desenvolvido pelo Center for Intelligent Robotics, na Coreia do Sul, é um excelente ajudante e consegue picar legumes, enfeitar uma salada e limpar a mesa depois de tudo pronto. Saiu no Mashable.

Batizado de CIROS, ele está em sua terceira (e última) versão. A primeira foi concebida em 2005, pelo mesmo laboratório. A máquina tem pouco mais de um metro e meio de altura e é capaz de reconhecer objetos e entender palavras-chave. Assim, ela pode por a mesa, limpar a bagunça e ainda dar uma de garçom e providenciar as bebidas, oferecendo uma experiência gastronômica completa.

O simpático CIROS movimenta seus braços e pernas livremente, e, graças a suas articulações, fica fácil para ele escolher os alimentos, segurá-los, cortá-los e disponibilizá-los de maneira atraente na mesa.

É claro que o CIROS ainda tem suas falhas. Ele ainda não sabe escolher os melhores ingredientes no supermercado, por exemplo. E na hora do preparo, ele demora quase dez vezes mais que você, se estivesse no comando da cozinha. Mesmo assim, é uma abordagem interessante.

Quem sabe o CIROS não seja o primeiro de vários robozinhos domésticos que agirão como a Rosie, dos Jetsons, nas cozinhas, salas, quartos, garagens e copas do futuro?

Rosie Jetsons

Rosie, a ajudante faz-tudo da família Jetsons. Lembra-se dela?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.