Japão envia pequeno robô à Estação Espacial Internacional

Por Redação | 06 de Agosto de 2013 às 06h55
photo_camera RT

Assim que o astronauta japonês Koichi Wakata chegar na Estação Espacial Internacional (ISS) em novembro deste ano, ele terá uma companhia lhe esperando. Kirobo, o primeiro robô humanoide enviado ao espaço, embarcou rumo à ISS no último sábado (3) e deverá atuar como o assistente espacial do astronauta Wakata durante sua missão.

O Kiboro foi desenvolvido em uma parceria entre a Dentsu, a Universidade de Tóquio, a Agência Espacial do Japão e a Toyota. O robô possui sistema de reconhecimento de voz e facial avançado, processamento de linguagem, comunicação sem fio, e foi treinado para reconhecer seu companheiro de viagem e cumprimentá-lo assim que ele chegar à estação.

O robô possui 34 centímetros de altura, pesa pouco menos de um quilo e foi desenvolvido com base em um desenho japonês de grande sucesso, o 'Astro Boy'. Ele também é capaz de retransmitir os comandos da base terrestre japonesa ao astronauta Wakata e manter todos os registros das conversas. "Kirobo irá memorizar o rosto de Koichi Wakata para que ele possa reconhecê-lo ao se reencontrarem no espaço. Eu espero que este robô funcione como um mediador entre pessoa e máquina, ou uma pessoa e internet, e às vezes entre pessoas", afirmou ao The Guardian Tomotaka Takahashi, criador do robô.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No último ano, Kirobo foi testado exaustivamente, incluindo testes que reproduziam a gravidade zero encontrada no espaço. Junto com o pequeno robô, o foguete do Japão também enviou à ISS uma câmera de vídeo com resolução 4K que produzirá imagens no espaço, e quatro satélites em miniatura CubeSats, sendo um deles desenvolvido pelo Centro Nacional de Satélites do Vietnã.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.