Japão envia pequeno robô à Estação Espacial Internacional

Por Redação | 06 de Agosto de 2013 às 06h55
photo_camera RT

Assim que o astronauta japonês Koichi Wakata chegar na Estação Espacial Internacional (ISS) em novembro deste ano, ele terá uma companhia lhe esperando. Kirobo, o primeiro robô humanoide enviado ao espaço, embarcou rumo à ISS no último sábado (3) e deverá atuar como o assistente espacial do astronauta Wakata durante sua missão.

O Kiboro foi desenvolvido em uma parceria entre a Dentsu, a Universidade de Tóquio, a Agência Espacial do Japão e a Toyota. O robô possui sistema de reconhecimento de voz e facial avançado, processamento de linguagem, comunicação sem fio, e foi treinado para reconhecer seu companheiro de viagem e cumprimentá-lo assim que ele chegar à estação.

O robô possui 34 centímetros de altura, pesa pouco menos de um quilo e foi desenvolvido com base em um desenho japonês de grande sucesso, o 'Astro Boy'. Ele também é capaz de retransmitir os comandos da base terrestre japonesa ao astronauta Wakata e manter todos os registros das conversas. "Kirobo irá memorizar o rosto de Koichi Wakata para que ele possa reconhecê-lo ao se reencontrarem no espaço. Eu espero que este robô funcione como um mediador entre pessoa e máquina, ou uma pessoa e internet, e às vezes entre pessoas", afirmou ao The Guardian Tomotaka Takahashi, criador do robô.

No último ano, Kirobo foi testado exaustivamente, incluindo testes que reproduziam a gravidade zero encontrada no espaço. Junto com o pequeno robô, o foguete do Japão também enviou à ISS uma câmera de vídeo com resolução 4K que produzirá imagens no espaço, e quatro satélites em miniatura CubeSats, sendo um deles desenvolvido pelo Centro Nacional de Satélites do Vietnã.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.