Marinha americana projeta drone para explorar até ambientes submarinos

Por Redação | 02 de Abril de 2015 às 12h37

Sempre que alguém fala em drone, você automaticamente pensa naquelas pequenas naves voando enquanto outra pessoa as controla a distância, certo? No entanto, a Marinha norte-americana está trabalhando em um novo modelo desses dispositivos que simplesmente consegue também explorar áreas subaquáticas.

Batizado de Flimmer, o drone foi projetado tanto para voar quanto mergulhar e possui uma estrutura adaptada para os dois ambientes, sendo capaz de ir dos céus para debaixo d'água em questão de segundos. Para isso, além das tradicionais hélices, ele é equipado com quatro nadadeiras que ajudam na sua movimentação na hora de nadar.

A ideia é usar a nave não tripulada para investigar atividade inimiga em áreas marítimas, seja na superfície ou mesmo abaixo dela, sem colocar nenhuma vida humana em risco. Tanto que ele será equipado com um pequeno sonar que consegue identificar a presença de submarinos e, mais do que simplesmente alertar a Marinha de qualquer eventualidade, continuar monitorando a embarcação suspeita.

E, como quase sempre acontece, essas novidades militares são apenas o primeiro passo para que a tecnologia chegue às mãos do público geral. Embora ninguém comente sobre a possibilidade de um lançamento comercial de algo semelhante ao Flimmer, é apenas uma questão de tempo para que os drones submarinos se tornem uma realidade comercial — mas sem todos os equipamentos bélicos e espionagem.

Via: Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.