Estudante de engenharia cria 'charrete' eletrônica para seu papagaio

Por Redação | 11.12.2012 às 16:11

A robótica também pode ser muito útil para os animais. O papagaio africano Pepper - que teve suas asas cortadas para não fugir - aprendeu a pilotar uma charrete robô, permitindo assim que ele circule por todos os cantos de sua casa com a ajuda de um joystick projetado exclusivamente para ele.

O seu proprietário Andrew Gray, 29 anos, estudante de engenharia elétrica na Universidade da Flórida, Estados Unidos, inspirou-se nas atitudes rudes e na frustração de Pepper com sua família por o deixarem sozinho e trancado em sua gaiola. Para liberar sua energia, Pepper costumava gritar muito - algo que também irritava seus donos - e para ajudá-lo a se distrair, Gray começou a projetar brinquedos para o seu papagaio.

O primeiro brinquedo desenvolvido para Pepper foi uma pistola de água com sensor de som, ou seja, toda vez que o papagaio gritava, a pistola liberava um jato de água no pássaro. O que parecia ser uma forma de controlar Pepper se tornou sua diversão completa, já que ele adorava receber o jato refrescante e por isso, ele gritava ainda mais.

Depois de algumas experiências frustradas, Andrew Gray conseguiu perceber o que acontecia com o pássaro. "Qual seria o problema aqui?", perguntou o engenheiro durante entrevista para o The Guardian. "O problema é que ele não está na sala com a gente. Quando ele está na sala com a gente, ele está muito bem".

Charrete eletrônica papagaio

Reprodução: Techeblog

Então, ele desenvolveu um brinquedo que pudesse acabar com a solidão de Pepper: seu próprio robô mecânico. Basicamente, o brinquedo é um poleiro sobre rodas equipado com um joystick anatômico que permite que o papagaio controle seu carrinho e percorra todas as partes da casa que ele desejar, com uma base para que a 'sujeira' de Pepper não seja espalhada pela casa.

Pepper e Gray ficaram muito felizes com a criação, primeiro porque Pepper não grita mais e segundo, porque o papagaio não fica mais sozinho e infeliz.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo da charrete eletrônica de Pepper: