Cientistas britânicos criam robô alimentado por fezes e resíduos de esgoto

Por Redação | 05 de Dezembro de 2012 às 10h30
photo_camera BBC

A robótica tem ampliado consideravelmente sua presença e eficiência no mundo da tecnologia, mas como tornar os robôs sustentáveis? Cientistas do Bristol Robotics Laboratory, no Reino Unido, desenvolveram um robô alimentado por fezes humanas - isso mesmo, o que é dejeto para você pode ser uma fonte rica de energia. As informações são da BBC.

O EcoBotIII, que levou três anos para ser construído, utiliza os resíduos presentes no esgoto de grandes cidades e os transforma em energia elétrica - energia esta utilizada pelo próprio robô para se mover e realizar suas atividades. Ele é equipado com baterias que produzem e são capazes de armazenar a energia limpa, bandejas que evitam o desperdício de material e energia, e até um chapéu para capturar moscas.

Espera-se que a criação do EcoBotIII ajude a melhorar a forma como o esgoto é tratado nas estações e, claro, gerar uma nova opção de energia limpa e renovável. Os pesquisadores também trabalharam em conjunto com a Wessex Water, companhia de tratamento de água e esgoto, para criar o robô e fornecer os resíduos para sua alimentação.

Robô EcoBotIII

Reprodução: BBC

O Dr. Dennis Julian, responsável pela ideia do EcoBotIII, afirmou que, atualmente, as estações de tratamento utilizam grandes quantidades de energia elétrica para realizar suas operações e, com base na experiência do robô, as companhias de tratamento poderiam utilizar os próprios resíduos para alimentar suas estações. Isso reduziria os custos e também ajudaria o meio ambiente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.