Vendas de Chromebooks despencam 37% no terceiro trimestre de 2021
Por Roseli Andrion | Editado por Jones Oliveira | 02 de Novembro de 2021 às 18h30
Depois de um dos melhores anos da história em 2020, as vendas dos Chromebooks despencarem no terceiro trismestre de 2021. Segundo a Canalys, a retração foi na ordem dos 37% em relação ao mesmo período do ano passado e de 52% quando comparado com o segundo trimestre deste ano.
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Durante a pandemia, a comercialização do produto creceu 275%, especialmente graças às compras relacionadas com educação, tanto nos EUA quanto no exterior. Em julho, entretanto, a tendência de crescimento já havia enfraquecido, mas ainda liderava o setor.
Agora, houve uma desaceleração ainda mais brusca e as remessas de Chromebooks atingiram 5,8 milhões no terceiro trimestre de 2021. Com isso, eles ficaram com apenas 9% do mercado de notebooks — metade da participação registrada no primeiro semestre de 2021 e o menor número desde antes da pandemia. A queda é atribuída ao fato de os principais mercados de Chromebooks, os EUA e o Japão, terem atingido o “ponto de saturação”, bem como pelo subsídio do setor público à educação digital estar mais lento.
Quando os analistas observam as empresas desse mercado, a HP foi a mais atingida pela queda nas vendas, com retração de 66%. Já a Lenovo passou a ter 24% de participação de mercado e queda de cerca de 20% nas vendas. Acer e Dell também tiveram quedas consideráveis (-28,6% e -39,4%, respectivamente), enquanto a Asus parece ter sido a que menos foi impactada, com retração de meros 2,3%.
O Google e seus parceiros já buscam levar os Chromebooks a outros mercados. A Asus, por exemplo, lançou vários modelos de Chromebook na Índia no início deste ano — dessa forma, a companhia passou a se concentrar mais nesse mercado do que em anos anteriores.
Fonte: 9to5Google