Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vendas de chips devem levar Samsung a lucro recorde

Por| 05 de Outubro de 2018 às 10h41

Link copiado!

Vendas de chips devem levar Samsung a lucro recorde
Vendas de chips devem levar Samsung a lucro recorde
Tudo sobre Samsung

A Samsung revelou uma expectativa de lucros recordes para o terceiro trimestre de 2018, com uma previsão de US$ 15,5 bilhões em ganhos por conta, principalmente, da venda de chips de memória DRAM. O aumento no período deve ser de 20% em relação ao ano passado e de 18% na comparação com o período anterior, marcado por vendas do Galaxy S9 que ficaram bem abaixo do esperado.

Houve aumento, também, no faturamento total, que entre julho e setembro de 2018 deve fechar em US$ 57,5 bilhões. É um crescimento de 5% em relação aos resultados apresentados no mesmo período do ano passado. Nas vendas de produtos também houve aumento de 6% em relação ao trimestre anterior, também resultados considerados bastante favoráveis pela marca sul-coreana.

O relatório é pouco detalhado e não traz informações sobre o desempenho de divisões específicas, algo que deve vir, somente, quando os resultados financeiros do período estiverem efetivamente consolidados. Sendo assim, não dá para saber como está a performance dos smartphones de topo de linha da Samsung, como o Galaxy Note 9, nem de outros setores que possam ter contribuído de forma positiva para isso.

De acordo com a visão de analistas de mercado, os chips teriam constituído cerca de 80% dos resultados positivos da empresa no terceiro trimestre deste ano. A demanda por componentes desta categoria, principalmente as já citadas memórias DRAM, é alta em setores como os de cloud computing, inteligência artificial, nuvem e infraestrutura, alavancando resultados e compensando o desempenho de outras áreas que podem não estar apresentando números tão impressionantes assim.

Continua após a publicidade

Por outro lado, conforme aponta a Mirae Asset Daewoo Securities, uma das principais firmas de análise de mercado da Coreia do Sul, essa felicidade não deve durar muito tempo. Por mais que a demanda por chips esteja em uma alta constante, os preços de memória e outros produtos devem começar a cair entre o final deste ano e o começo de 2019, algo que não deve derrubar drasticamente os resultados da Samsung, mas obrigar a empresa a adotar outras estratégias uma vez que a atual não soará mais tão brilhante assim.

E, ao que parece, o setor mobile não deve ser o caminho para fazer isso, com os especialistas prevendo quedas no faturamento desse departamento ao longo do terceiro e quarto trimestres deste ano. São períodos sem lançamentos de peso para a Samsung, mas que coincidem com a chegada de seu principal rival, o iPhone. Apesar de as vendas da temporada de Natal sempre representarem um respiro, elas não devem ser suficientes para trazer sorrisos ao rosto dos executivos.

Os resultados finais relacionados ao terceiro trimestre de 2018 devem ser liberados pela Samsung no final de outubro. A previsão divulgada nesta sexta-feira (5) representa um alerta aos investidores e serve para cumprir legislações sul-coreanas quanto à divulgação de resultados financeiros.

Fonte: Samsung, CNBC