Publicidade

Vendas de Animal Crossing ajudam Nintendo a registrar lucro cinco vezes maior

Por| 07 de Agosto de 2020 às 08h15

Link copiado!

Nintendo
Nintendo
Tudo sobre Nintendo

Na última quinta-feira (06), a Nintendo divulgou seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2020. E o destaque foi um lucro cinco vezes maior se comparado ao mesmo período do ano passado, impulsonado pela procura crescente pelo videogame Switch e pelo jogo Animal Crossing: New Horizons. E, claro, a pandemia do coronavírus, que obrigou boa parte da população a ficar em quarentena, aumentando o consumo de games em todos os formatos.

E os resultados apresentados pela Nintendo mostraram que a pandemia beneficiou bastante os seus números. Como dito acima, destaque para as vendas do game Animal Crossing, com 11,8 milhões de unidades comercializadas no segundo trimestre. Lançado em março, o título já havia vendido 10,6 milhões de unidades no primeiro tri. Com isso, até o momento, suas vendas totais foram 22,4 milhões.

Animal Crossing é um sucesso de vendas, sendo jogado em mais da metade dos novos dispositivos Switch usados ​​pela primeira vez durante o segundo trimestre. No total de unidades comercializadas, ele perde apenas para o ultrapopular - e quase imbatível - Mario Kart 8 Deluxe.

Continua após a publicidade

Lucro operacional (muito) acima do esperado

Com o pico da pandemia do coronavírus acontecendo de abril a junho em boa parte do mundo, a indústria de games registrou uma demanda acima do normal e a Nintendo aproveitou essa fase com louvor. Seu lucro operacional de abril a junho foi de US$ 1,37 bilhão, superando (e muito) as expectativas do mercado, que estimava lucros de US$ 672 milhões, segundo 12 analistas consultados pela consultoria de mercado Refinitiv SmartEstimate.

A Nintendo vendeu 5,7 milhões de unidades do Switch no segundo trimestre: foram 3,1 milhões de unidades na versão híbrida do console (doméstico / portátil) e outros 2,6 milhões de sua edição portátil, o Switch Lite, cujo lançamento ocorreu em setembro do ano passado. "Os números são ainda mais impressionantes quando você considera que, durante todo o trimestre, foi difícil obter o Switch em todos os principais mercados", disse Serkan Toto, fundador da Kantan Games, consultoria focada na indústria de jogos, à agência de notícias Reuters.

Com tais resultados, a Nintendo manteve sua previsão de vendas de 19 milhões de unidades Switch no atual ano fiscal. O presidente-executivo da companhia, Shuntaro Furukawa, disse anteriormente que o aumento dos números, causado pelo coronavírus, é transitório.

Continua após a publicidade

Os números apresentados no último trimestre chamam ainda mais a atenção também quando se analisa o cronograma de novos jogos para Switch, que é praticamente inexistente. A Nintendo anunciou nesta quinta-feira que lançará uma versão aprimorada de Pikmin 3, originalmente lançado para o videogame anterior, o malfadado Wii U.

Além disso, os problemas de compras causados ​​pela pandemia estão diminuindo, disse a Nintendo, embora ela reconheça que a escassez de consoles nas lojas ainda persiste. A empresa também afirmou que subestimou a demanda por Ring Fit Adventure, que usa uma espécie de joystick circular, o Ring-Con, para que os jogadores possam se exercitar enquanto jogam (em um estilo semelhante ao joystick do Wii). Com esse erro de cálculo, encontrar o jogo/ acessório também se tornou um problema mundo afora. O aumento da produção do acessório ajudou a elevar as vendas totais para 4 milhões de unidades, segundo o relatório da companhia japonesa.

Jogos por download

Continua após a publicidade

As vendas de jogos digitais mais que triplicaram no último trimestre, com 56% das vendas sendo feitas por download no segundo trimestre, um acréscimo de 18% em comparação ao mesmo período do ano anterior (38%), ajudando os produtos da Nintendo a alcançar mais usuários e aumentando suas margens de lucro, já que a empresa deixa de gastar com mídias físicas, bem como logística, entre outros fatores.

Mas, como nem tudo é perfeito, a pandemia afetou os planos da Nintendo no mundo real. Um parque da Universal Studios no Japão, que terá uma área temática da Nintendo, batizada de Super Nintendo World, acabou tendo sua inauguração adiada. Outro ponto que merece atenção é que a companhia japonesa depende amplamente das vendas do Switch, com sua receita de mobile tendo apenas uma pequena participação em suas receitas.

Compre o Nintendo Switch e o Animal Crossing

Continua após a publicidade

Nintendo ainda não vende seus produtos oficialmente no Brasil, mas já é possível encontrar seus produtos em varejistas terceirizados:

Nintendo em promoção no Canaltech Ofertas

Quer receber os melhores preços da Nintendo sem precisar gastar dias ou até semanas pesquisando por eles? Então chegou a hora de conhecer o Canaltech Ofertas, nossa área especial para quem quer economizar de verdade! Além disso, também temos grupos no WhatsApp e Telegram para facilitar ainda mais a sua vida. Não perca tempo e conheça:

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters