TOTVS tem receita menor, mas cresce em SaaS no 3T16

Por Redação | 03 de Novembro de 2016 às 19h32

A TOTVS, multinacional brasileira de desenvolvimento em softwares de gestão, anunciou seus resultados para o terceiro trimestre de 2016, registrando queda em sua receita, mas um crescimento em seu faturamento de softwares por subscrição, o chamado software como serviço (SaaS) em relação ao mesmo período em 2015.

A receita líquida de subscrição apresentou um acelerado crescimento de 23%, comparado ao mesmo período do ano anterior (3T15), e totalizou R$ 58,8 milhões, refletindo principalmente o crescimento das vendas do Intera, modelo de subscrição lançado em junho de 2015 no qual o cliente define e gerencia quantas identidades estarão habilitadas para acesso irrestrito e simultâneo às soluções da TOTVS.

Outro ponto de crescimento citado pela TOTVS foi o de vendas do Fly01, solução para micro e pequenos negócios ofertada pela companhia e que foi somada ao portfólio da companhia após a compra da Bematech, empresa focada em soluções para varejo.

Outro dado positivo do 3T16 foi o crescimento nas vendas da solução Bemacash, que combina o software de gestão para micro e pequenos negócios (Fly01), contratados como subscrição, com soluções de hardware de automação e fiscais da Bematech. No período, foram 998 novas unidades vendidas, um aumento de 127% em relação ao 3T15.

Apesar do crescimento em seu modelo de SaaS, a companhia teve queda em sua receita, caindo de US$ 577,1 milhões no terceiro trimestre do ano passado para R$ 537,5 milhões no mesmo período em 2016. Ou seja, a receita em SaaS representa pouco mais de 10% do total faturado pela companhia.

De acordo com o CFO da TOTVS, Gilsomar Maia, o recuo na receita faz parte de um momento de transição. Segundo ele, a transição acelerada para o modelo de subscrição impõe desafios de margem no curto prazo, especialmente em um ambiente econômico ainda desaquecido e com inflação.

"Mas também temos a convicção de que essa transição gera valor de forma relevante e torna a TOTVS e nossos clientes muito mais preparados para a recuperação do mercado brasileiro e para a transformação digital que está em curso nos mais diversos segmentos, envolvendo empresas de todos os portes”, afirma Maia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.