Spotify já tem mais de 320 milhões de usuários ativos
Por Felipe Demartini | 30 de Outubro de 2020 às 08h49
O Spotify está celebrando o lançamento na Rússia e mais 12 países, no terceiro trimestre deste ano, por mais de um motivo. De acordo com o relatório financeiro da empresa, a chegada ao países se tornou a maior estreia do serviço na história e alavancou os números de usuários que levaram a plataforma à marca de mais de 320 milhões de utilizadores ativos todos os meses no mundo.
- Como colocar o seu podcast no Spotify
- Spotify grátis: como usar o serviço sem pagar assinatura
- Spotify prepara modo karaokê, sessões de grupo e modo offline para plano grátis
De acordo com os dados divulgados nesta semana pelo Spotify, são 144 milhões de usuários pagantes em todo o mundo, um crescimento de 27% que acompanha o aumento de 29% no número total de ouvintes. É o tipo de aumento que a companhia gosta de ver, mostrando que tanto o fluxo mensal de gente ouvindo música quanto aqueles que decidem assinar para ter acesso a benefícios e funcionalidades exclusivas aumenta na mesma proporção.
O total é, também, mais do que o dobro de seu concorrente mais próximo, a Apple, que de acordo com os últimos resultados divulgados, tem 60 milhões de usuários. A Maçã não oferece planos gratuitos para seus clientes, além dos testes para novos usuários. Na terceira posição do mercado de streaming musical está o Amazon Music, com 55 milhões de utilizadores.
A alta no número de usuários também levou a um crescimento de 14% no faturamento, com US$ 2,32 bilhões arrecadados em todo o mundo no terceiro trimestre de 2020. Entretanto, no período, o Spotify registrou perdas de US$ 118 milhões geradas, justamente, pelo investimento em expansão territorial e marketing nos países em que já possui presença, como é o caso da Índia, sempre citada como uma região de amplo potencial de crescimento para a plataforma.
Enquanto os ganhos por usuário caíram cerca de 10% no período, a empresa enxerga um aumento significativo na receita oriunda de podcasts, com mais de 1,9 milhão de programas disponíveis na plataforma. No terceiro trimestre de 2020, 22% dos usuários globais do Spotify ouviram pelo menos um conteúdo desse tipo, mantendo a margem que já havia sido registrada no período anterior.
O programa The Joe Rogan Experience segue sendo o mais popular e deve se tornar um exclusivo do Spotify ao final deste ano. Os números cresceram, principalmente, depois do envolvimento em polêmicas quanto à participação do apresentador Alex Jones, citado como um dos maiores teóricos da conspiração dos EUA e figura conhecida da extrema direita americana. Na ocasião do convite, o serviço se pronunciou afirmando que trazer vozes diversas mantém o debate saudável na plataforma.
Fonte: Spotify