SAP anuncia crescimento na receita de soluções em nuvem na América Latina

Por Redação | 25.01.2016 às 09:41

As operações da SAP na América Latina tiveram um crescimento de dois dígitos na receita de vendas de software em nuvem no ano fiscal de 2015. Entre os serviços que foram fundamentais para a empresa na região estão as soluções relacionadas com a transformação digital dos clientes.

O SAP HANA, plataforma de processamento de dados em tempo real, obteve grande adesão na América Latina, com as vendas sendo puxadas pela solução S/4HANA, que foi lançada em 2015. Em todo o mundo a SAP conta com 2.700 clientes que utilizam o serviço, muitos deles sendo da América Latina. Para Claudio Muruzábal, presidente da SAP América Latina, "as oportunidades são infinitas no contexto da economia digital e as empresas da região estão se preparando para competir com mais força nesse novo mundo dos negócios". Além disso, ele salientou que o foco da SAP está nos clientes e que as soluções são fornecidas de maneira "adaptadas aos seus negócios para ajudá-los a navegar pela transformação digital".

A Ariba, uma empresa da SAP, também colaborou de maneira significativa para o aumento da receita em nuvem na América Latina. A companhia oferece soluções para fortalecer redes eletrônicas para compras e vendas entre empresas e fornecedores. Esse serviço alcançou um elevado nível de adoção, com as expectativas do mercado crescendo cada vez mais. Segundo a consultoria IDC, o investimento dos varejistas latino-americanos deve ser 30% maior no desenvolvimento do comércio eletrônico neste ano, com os gastos nas transações eletrônicas na região chegando a US$ 68,8 bilhões.

No Brasil, a SAP obteve um crescimento destacável, apesar da situação econômica do país no último ano fiscal. Algumas companhias como a Embraer adotaram a estratégia de inovação para voltar a crescer e enfrentar a crise. Além da solução SAP HANA, as companhias brasileiras utilizaram soluções on-premise, que são adquiridas com a compra de licenças de uso de software. Durante o quarto trimestre de 2015, estes serviços obtiveram um aumento de dois dígitos, algo inédito levando em conta que se trata de um segmento cujo mercado está em queda. Brasil, Chile e alguns países na América Central tiveram destaque nesta área.

Com base nos resultados de todas as operações mundiais, a SAP conquistou um crescimento de 12% em moeda constante nas receitas de software e soluções de nuvem durante o ano fiscal de 2015. O crescimento das novas vendas de assinaturas de nuvem cresceu 103% no mesmo período, atingindo 890 milhões de euros.