Samsung lidera venda de smartphones no primeiro trimestre 2017

Por Redação | 28 de Abril de 2017 às 15h23

A empresa de pesquisa de mercado IDC divulgou nesta semana os números do mercado mobile no primeiro trimestre de 2017. Os dados mostram que a Samsung ultrapassou a Apple e retomou a ponta com uma fatia de mercado de 22,8%. Assim, a Maçã volta a ocupar a segunda colocação, com 14,9%, deixando a grande surpresa para a terceira posição, ocupada pela Huawei, com 9,8% das vendas ente janeiro e março.

A terceira colocada no ranking apresentou um crescimento de 21,7% nas suas vendas no primeiro trimestre, o suficiente para colocá-la adiante de nomes tradicionais do mercado mobile, como LG e Motorola/Lenovo. Os cinco primeiros lugares são complementados por outras marcas surpreendentes: as chinesas Oppo, com 7,4%, e Vivo, com 5,2%.

Segundo a IDC, a fabricação global de smartphones cresceu 4,3% neste começo de ano, alcançando um total de 347 milhões de unidades produzidas. “Os resultados dos smartphones no primeiro trimestre provam que esta indústria não morreu e ainda é capaz de crescer”, declarou o analista Ryan Reith.

O primeiro trimestre de 2017 foi superior ao mesmo período do ano passado para a indústria de smartphones, o que causa uma boa expectativa até dezembro. Para Reith, este desempenho superior suporta tal argumento, além de que grandes lançamentos, como o Samsung Galaxy S8, o Huawei P10 e também os próximos iPhones, devem dar um gás nas vendas nos próximos meses.

O fator China

Para a IDC, as grandes responsáveis pelo crescimento do mercado de smartphones no início deste ano são as fabricantes chinesas. Não por acaso três das cinco maiores vendedoras deste tipo de gadget no mundo venham da China, e todas elas apresentando um crescimento significativo em relação ao ano passado.

Conforme elas se expandem e começam a vender os seus produtos em novos mercados, especialmente os emergentes, a tendência de crescimento deve continuar nos próximos meses. Enfim, 2017 tem tudo para ser um ano brilhante para a indústria de smartphones.

Fonte: IDC

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.