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Lenovo bate recorde de lucro e se torna "dona" de 25% do mercado de PCs

Por| 15 de Agosto de 2019 às 11h58

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Iniciativas de reposicionamento e uma boa performance de produtos, principalmente no mercado de PCs, levaram a Lenovo a seu oitavo trimestre consecutivo de crescimento. Mais do que isso, a companhia apresentou, nos números referentes ao segundo trimestre de 2019, um lucro quase 90% maior que o do trimestre anterior, bem como o controle de 24,9% do mercado mundial de computadores.

Entre abril e maio de 2019, houve aumento de 5% no faturamento geral da companhia, que chegou a US$ 12,5 bilhões. Enquanto isso, os lucros aumentram 90%, saltando para US$ 180 milhões. Apesar de um aumento de 18% também nos gastos, para US$ 1,7 bilhão, a Lenovo viu o salto como extremamente positivo e resultado, principalmente, de iniciativas de reestruturação que ainda estão em andamento.

É o que a empresa chama de “Transformação Inteligente”, um programa voltado para reposicionar a empresa, melhorar os números ainda mais e colocar o foco sobre o que realmente funciona dentro de sua estrutura corporativa. E, por incrível que pareça, no relatório fiscal relativo ao trimestre, que é o primeiro do atual ano fiscal da Lenovo, foram os computadores.

Ao fazerem isso, a empresa diz ter atingido seu maior crescimento neste segmento nos últimos cinco anos. Além de atingirem um quarto do mercado global, a companhia teve números recordes em equipamentos voltados para segmentos mais premium, como os ultraportáteis ou voltados para gamers, bem como nos setores corporativos, com grande ênfase nas workstations, e também Chromebooks que abrangem, principalmente, setores educacionais.

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Com isso, o setor de Dispositivos Inteligentes, que cobre computadores, celulares e outros equipamentos mobile, teve aumento de 8% e chegou a um faturamento de US$ 11 bilhões. Quando se fala apenas do segmento PCSD (com PCs e aparelhos inteligentes), o crescimento é de 12% e obtenção de US$ 9,6 bilhões no segundo trimestre de 2019.

Enquanto isso, o segmento mobile apresentou queda de 9% no período, mas esse também já era um reflexo esperado da iniciativa de transformação pela qual a empresa passa no momento. O principal ponto, aqui, é a dificuldade de penetração na Europa, com novas iniciativas de marketing sendo aplicadas para que a fabricante atinja, por lá, resultados semelhantes aos que são vistos em outros mercados ao redor do mundo.

Por fim, o segmento de softwares e tecnologias para infraestrutura levou a um aumento na receita de serviços que representou 5% do faturamento total da companhia. Tudo isso, como bem lembrou a Lenovo, em um trimestre que normalmente apresenta morosidade nos resultados, enquanto tanto usuários quanto setores corporativos aguardam os novos lançamentos para retomarem os investimentos gerais, algo que normalmente acontece no segundo semestre.

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Esse, inclusive, foi o motivo citado pela Lenovo ao apresentar os números de seu setor de data centers, com queda de 17% em relação ao ano passado e um faturamento de US$ 1,3 bilhões. Não há motivos para preocupação, afirma a companhia, pois esse era um movimento esperado para o setor que representa 11% da base de faturamento da empresa e que já cresceu 80% ao longo do último ano.

Para o restante de 2019, o plano é manter o movimento acelerado do setor de PC e dispositivos inteligentes, principalmente com uma estratégia mais agressiva voltada para dispositivos da Internet das Coisas. Além disso, a Lenovo disse ter seis novos dispositivos mobile para anunciar no segundo semestre, bem como iniciativas e parcerias industriais que devem continuar a elevar os números da empresa.

O grande foco, nesse sentido, serão os data centers, com a fabricante asiática tendo a ambição de se tornar líder também em setores industriais e de infraestrutura. Além disso, as iniciativas de reorganização continuam e, no terceiro trimestre deste ano, estão focadas nos segmentos de produção e design internos, como forma de economizar e gerar um desenvolvimento mais acelerado de produtos e soluções.

Fonte: ZDNet