Documentos revelam que Snapchat perdeu mais de US$ 3 bilhões no ano passado

Por Redação | 20 de Agosto de 2015 às 09h15

Desde o seu surgimento, o Snapchat faz um grande sucesso principalmente entre os adolescentes. Ele começou a ser tão reconhecido que o Facebook, em 2013, fez uma oferta de US$ 3 bilhões para ter o aplicativo, porém a proposta foi recusada pelos seus criadores.

Mas quem acreditava que o app de mensagens efêmeras recusou a oferta de Mark Zuckerberg porque estava lucrando bastante, está enganado. A companhia, na verdade, estava perdendo bastante dinheiro até o ano passado.

A tática do app, então, era apelar para a propaganda. Neste ano, o fundador Evan Spiegel revelou os seus planos de transformar o Snapchat em um "verdadeiro negócio" e neles estavam os anúncios em forma de vídeos. As grandes companhias mostraram interesse pela novidade devido à enorme audiência jovem do serviço.

Contudo, mesmo com a publicidade, no ano passado a empresa perdeu US$ 128 milhões entre janeiro e novembro, arrecadando somente US$ 3 milhões em receita. De acordo com analistas, a queda foi grande para 11 meses, mas não é algo desesperador.

Entre os grandes gastos do Snapchat no período estão US$ 13,7 milhões em serviços de terceiros, sendo praticamente o mesmo valor que a companhia gasta em sua folha de pagamento. Não se sabe para onde exatamente foram esses gastos, mas provavelmente eles se referem a consultores, contadores, entre outros profissionais. Os documentos podem ser vistos aqui.

Somente com os anúncios, a companhia arrecada cerca de US$ 3 milhões mensalmente, mas nada que supere os custos do aplicativo. Esses dados, porém, ainda não contam com a receita do recurso "Discover", lançado neste ano, que tem provado não levar o dinheiro esperado pela empresa.

Com base na perda de dinheiro e em todos os gastos, há quem desconfie do lucro de US$ 16 bilhões que foi anunciado em maio deste ano. A empresa não quis se manifestar sobre o assunto.

Fonte: Gawker

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.