Receita do Alibaba tem crescimento de 53,7% após IPO

Por Redação | 05 de Novembro de 2014 às 15h53

O Alibaba, gigante do comércio eletrônico chinês, anunciou nesta terça-feira (4) os resultados financeiros referentes ao trimestre fiscal encerrado em setembro. A receita da empresa apresentou um crescimento de 53,7%, indo para US$ 2,74 bilhões. Este é o primeiro relatório de ganhos divulgado pela empresa após a oferta pública de ações (IPO), que aconteceu em setembro, informa ao Mashable.

O grande crescimento da receita se deu principalmente por um aumento na gama de clientes, dos quais a empresa anunciou 307 milhões de compradores ativos anuais nos 12 meses encerrados em 30 de setembro. "Isto significa que um número de consumidores que equivale a quase toda a população dos Estados Unidos está comprando anualmente com a gente no mercado chinês", afirmou Joseph Tsai, cofundador e vice-presidente do Alibaba.

O executivo ainda destacou que o atual número de compradores no mercado chinês corresponde a metade da população conectada a internet na China e a apenas um quarto da sua população total, permitindo que a empresa ainda tenha oportunidades significativas de crescimento neste mercado. Essa também é a opinião da analista da Forrester Research, Zia Daniell Wigder que destaca que o comércio eletrônico ainda tem espaço para crescer.

Alibaba consumidores

Enquanto a receita apresentou grande crescimento, o lucro líquido teve uma queda de 40% ano a ano, fechando em US$ 494 milhões no trimestre. No período, os custos cresceram 86,5%, atingindo US$ 912 milhões. A companhia teve gastos maiores em diferentes áreas como desenvolvimento de produtos, despesas com vendas gerais e administrativas e amortização de ativos, além de gastos referentes ao início da oferta pública.

O IPO do Alibaba levantou US$ 25 bilhões, se tornando a maior oferta pública da história. As ações, que inicialmente foram vendidas por US$ 68, chegaram ao valor de US$ 100. O preço de mercado da empresa está avaliado em cerca de US$ 246,69 bilhões, o que faz com que a chinesa esteja acima de corporações como o Facebook e Amazon - na semana passada passou também o Walmart. As ações tiveram um aumento de 2%, levando o valor de mercado para cerca de US$ 260 bilhões nesta terça-feira.

O Grupo Alibaba foi criado em 1999 por Jack Ma, um ex-professor que queria levar a internet a um acesso mais amplo na China. A empresa é constituída por dois principais serviços: o Taobao e o Tmall, mas atua em outras plataformas além destas.

Fonte: http://mashable.com/2014/11/04/alibaba-earnings-after-ipo/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.