Netflix alcança 50 milhões de usuários e dobra seus lucros no último trimestre

Por Redação | 22 de Julho de 2014 às 07h54
photo_camera USA Today

A Netflix continua estabelecendo seu domínio no mercado de streaming de vídeo online. Nesta segunda-feira (21), a empresa divulgou os resultados financeiros que correspondem ao segundo trimestre de 2014, e os números são mais uma vez favoráveis à companhia.

De acordo com o relatório, a entidade alcançou US$ 1,34 bilhão em lucro neste trimestre, ou US$ 1,15 por ação, o equivalente a mais que o dobro do valor registrado no mesmo período do ano passado, quando cada ação rendeu US$ 0,49. Os valores superam as expectativas não apenas de investidores e especialistas da área, mas também da própria Netflix, que esperava lucrar US$ 1,07 bilhão entre abril e junho deste ano.

Parte desse lucro se dá por causa de um aumento de US$ 1 na mensalidade do serviço, que aconteceu em abril. Nos Estados Unidos, o preço subiu para US$ 8,99 mensais, e no exterior a porcentagem de reajuste foi semelhante. Aqui no Brasil, a plataforma passou a planos mensais de R$ 19,90 para R$ 21.

Além do aumento em sua receita líquida, a Netflix também viu crescer sua base de usuários em todo o mundo. Nos últimos três meses, a corporação disse que adicionou 570 mil novos clientes nos EUA e 1,12 milhão de usuários nos mercados internacionais, totalizando, assim, 1,69 milhão de novos assinantes e superando a estimativa da empresa, que era de 1,46 milhão de novos usuários.

Oficialmente, a companhia possui 36,24 milhões de assinantes em território norte-americano e 13,8 milhões espalhados por vários países ao redor do globo. A entidade planeja investir ainda mais no mercado internacional e chegar a nações como Alemanha, França, Áustria, Suiça, Bélgica e Luxemburgo a partir de setembro. Nessa data, a empresa espera aumentar para 53 milhões sua base de clientes.

Um detalhe importante é que os 50 milhões de usuários atuais da Netflix não representam o público total da empresa, já que muitos assinantes compartilham a mesma conta com mais de uma pessoa. A estimativa é que 200 milhões de pessoas se conectam quase diariamente para assistir séries, filmes, desenhos e programas de TV através da plataforma.

O maior crescimento do último trimestre ocorreu na América Latina. Como informa o site The Verge, o crescimento acelerado nessa região aconteceu devido a Copa do Mundo de futebol realizada no Brasil, responsável pela venda de milhões de televisores - especialmente as Smart TVs - equipados com o aplicativo da empresa. "Após a Copa do Mundo, o número de Smart TVs na América Latina usadas para assistir a Netflix é maior do que qualquer outra região onde estamos presentes", disse a companhia.

Outro fator que contribui para o sucesso da Netflix são suas produções originais e lançadas com exclusividade em sua plataforma de streaming. Entre elas as segundas temporadas de House of Cards, Orange is the New Black e Hermlock Groove. Inclusive, alguns seriados e documentários exibidos no serviço, incluindo House of Cards e OITNB, concorrem em 31 indicações do Emmy Awards 2014, o maior prêmio da TV americana.

Últimas da Netflix:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.