IBM tem queda de US$ 1 bilhão em receita no terceiro trimestre

Por Redação | 17 de Outubro de 2013 às 14h10

A IBM divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre, tendo atingido números bem abaixo das expectativas de Wall Street, com queda na receita de 3%. As informações são do jornal The New York Times.

Apesar do lucro líquido ter crescido 3%, a receita abaixo do esperado foi o suficiente para fazer as ações da empresa caírem 6% horas após o anúncio. A centenária empresa baseada em Armonk, NY, teve receitas de 23,72 bilhões de dólares, contra 24,75 bilhões no terceiro trimestre de 2012. A expectativa de Wall Street era de que a receita atingisse 24,8 bilhões de dólares.

O lucro, no entanto, subiu para 4,04 bilhões de dólares. No mesmo período do ano passado, o lucro foi de 3,82 bilhões de dólares. Ainda assim, a IBM continua no posto de maior companhia de serviços em tecnologia do mundo.

A receita para o setor de negócios caiu 3% principalmente devido a flutuações no câmbio. Ajustadas essas flutuações, a receita teria sido na verdade 1% maior do que no ano passado. As receitas da área de software cresceram 1%, mas o setor de sistemas e tecnologia caiu 17%.

A empresa vem se adaptando ao cenário do mercado em que os serviços na nuvem crescem a cada dia. As receitas de serviços baseados na nuvem da IBM cresceram 70% de um ano pra cá e atingiram 1 bilhão de dólares no terceiro trimestre. A expectativa é que este setor continue crescendo nos próximos anos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.