Baidu cresce abaixo do esperado, mas surpreende no segmento mobile

Por Redação | 30 de Outubro de 2014 às 17h00
photo_camera Divulgação

O Baidu divulgou nesta quarta-feira (29) o resultado financeiro do terceiro trimestre com ganhos abaixo da expectativa de crescimento de 52% na receita da empresa. O tráfego móvel foi um dos destaques da empresa, informa a Reuters.

A empresa de buscas conhecida como “Google da China” também anunciou que prevê um aumento da receita entre 45,4% e 49,6% no quarto trimestre apesar de uma pequena desaceleração do ritmo de expansão.

O crescimento no mercado mobile era uma das prioridades do Baidu e continuará a ser uma área de investimento diferencial da empresa. Questionada sobre quando as margens podem expandir, a CFO, Jennifer Li, afirmou que não é uma questão de trimestres ou de 2015, mas que o investimento na área móvel é “um esforço contínuo para a empresa”.

Na área móvel, o Baidu tem enfrentado uma acirrada concorrência e, por isso, tem investido cada vez mais em aplicativos e conteúdos para manter o usuário interessado. A Qihoo 360 Technology e o canal de busca Sogou da Sohu.com são vistos como os principais concorrentes neste cenário.

Ainda assim, a empresa fez progressos no crescimento do tráfego móvel global e agora o segmento representa 36% das vendas totais da companhia, frente a 30% do trimestre anterior. É importante ressaltar que neste trimestre a empresa alterou seu mecanismo de avaliação e considerou tablets como dispositivos móveis e não mais computador pessoal.

O CEO Robin Li afirmou que a empresa continuará a aperfeiçoar a busca móvel e realizar investimento em novos produtos. “A maior parte de nosso investimento no futuro será frente a qualidade da pesquisa e achamos que os consumidores serão capazes de dizer a diferença”, defendeu ele.

Além disso, a empresa assegurou que o crescimento será acompanhando pelos investimentos nos seus próprios serviços e marketing. Os custos com aquisição de tráfego cresceram e abocanharam 12,9% da receita, enquanto no trimestre anterior essa porcentagem foi de apenas 11,7 pontos. A plataforma de vídeo online iQiyi também recebeu mais investimento no conteúdo, com gastos de 3,7% da receita total ou 498,1 milhões de yuans, acima dos 2,5% investidos no trimestre passado.

A chinesa também declarou que registrou vendas de 13,52 bilhões de yuans, o que equivale a US$ 2,203 bilhões. A expectativa do mercado financeiro e analistas era que o lucro da empresa atingisse 13,56 bilhões de yuans. O lucro líquido teve um crescimento de 27,2%, atingindo 3,876 bilhões de yuans ou US$ 631,5 milhões.

Fonte: http://www.reuters.com/article/2014/10/29/us-baidu-results-idUSKBN0II2CA20141029?feedType=RSS&feedName=technologyNewshttp://www.reuters.com/article/2014/10/30/baidu-results-idUSL1N0SO2PO20141030

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.