Zuckerberg faz video "zoeira" com Morgan Freeman para apresentar Jarvis

Por Leandro Souza | 20 de Dezembro de 2016 às 18h14
photo_camera Divulgação

Você já deve ter lido hoje mesmo aqui no Canaltech sobre o trabalho que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, realizou no último ano para montar o seu sistema próprio de inteligência artificial, chamado Jarvis (sim, como o assistente digital de Tony Stark). Entretanto, nesta terça-feira, o bilionário divulgou um vídeo bem-humorado para mostrar algumas das capacidades - reais e fictícias de seu sistema.

No vídeo, Zuckerberg mostra como o sistema funciona como seu despertador pela manhã, prepara sua agenda e outras tarefas do dia. A voz de Jarvis é feita por ninguém menos que Morgan Freeman, ator que ganhou um concurso feito pelo próprio Zuckerberg para definir quem daria voz ao seu programa. Entretanto, não se sabe se a voz é simplesmente uma dublagem feita na brincadeira pelo veterano ator, ou se ele realmente gravou falas para o software.

Em meio a alguns recursos reais que Zuckerberg desenvolveu para seu sistema, como reconhecimento de pessoas para entrada na casa, controle de luzes e acesso em sua residência, o vídeo também extrapola algumas funcionalidades para fazer humor, como por exemplo Jarvis escolhendo a roupa de Zuckerberg ou dizendo como ele deve brincar com suas crianças. Em um momento, Zuckerberg pede para Jarvis tocar uma "música boa do Nickelback" e Jarvis responde que "não há músicas boas" da banda.

Em outro momento, Zuckerberg afirma que também testou outras vozes para o aplicativo, com uma cena mostrando Jarvis sendo dublado pelo ator Arnold Schwarzenegger.

Entretanto, em meio à brincadeiras e realidades, é fato que o criador do Facebook está desenvolvendo um assistente digital inteligente como seu projeto pessoal. No final do vídeo, ele pede a colaboração dos usuários para experimentar novas funcionalidades com o software, que pode no futuro chegar ao usuário final, dentro ou fora do Facebook.

Em um mercado onde assistentes digitais como Cortana, Siri e o Google Assistant estão cada vez mais em voga, não é nada mais que natural o Facebook também embarcar nessa. Vamos aguardar que novidades o Jarvis reserva para 2017.

Fonte: Facebook