Publicidade

Youtuber é preso na sede da Google após ameaças por ter tido seu canal deletado

Por| 13 de Março de 2019 às 22h30

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre YouTube

Neste domingo (10), a polícia prendeu um homem de 33 anos na sede da Google na cidade de Mountain View (Califórnia) após ele ter ameaçado agressivamente diversos funcionários por conta da remoção de sua conta na plataforma de vídeos YouTube.

Kyle Long havia viajado quase quatro mil quilômetros de sua residência no Maine até a sede da Google, onde os policiais o prenderam e encontraram três tacos de baseball no bagageiro de seu carro — que Kyle ameaçou usar caso a reunião sobre seu canal do YouTube não transcorresse do modo que ele esperava. Long acusava o YouTube de ter removido seu canal e o único vídeo existente nele, que propunha um esquema de como ficar rico fácil.

De acordo com o pai do detido, Kevin Long, o vídeo não passava de um monte de baboseiras sem sentido, mas que Kyle realmente acreditava se tratar de uma ideia revolucionária que iria salvar o mundo. O youtuber, segundo seu próprio pai, tem complicações mentais como resultado de um trauma de adolescência, quando ele se envolveu em um acidente de trânsito com um motorista dirigindo alcoolizado, o que que o deixou bastante ferido e tirou a vida de seu melhor amigo à época.

Ironicamente, o YouTube não teve nada a ver com a remoção do material, e quem apagou o vídeo e o canal foi a própria esposa de Kyle, que estava receosa com o fato de o marido estar passando vergonha na internet. Mas, com medo de como ele poderia agir, ela achou melhor colocar a culpa na Google, alegando que o vídeo foi removido porque eles não aceitam que as pessoas postem conteúdo daquele tipo na internet.

Continua após a publicidade

O caso chama a atenção por ser a segunda vez em menos de um ano que uma pessoa ameaça fisicamente funcionários do YouTube por causa de remoções de vídeos ou canais. Em abril do ano passado, a ex-YouTuber Nasim Aghdam invadiu a sede da companhia em San Bruno acusando a empresa de ter desmonetizado injustamente e censurado seus videos pró-veganismo e direitos dos animais, quando então começou a atirar no local, ferindo três pessoas antes de cometer suicídio.

Felizmente, nada mais grave além de acusações e agressões verbais ocorreram no caso mais atual, mas somente porque, desde o ocorrido em abril de 2018, a Google aumentou a segurança de todas as suas subsidiárias, e também porque a polícia já estava em alerta para a chegada de Kyle, já que sua esposa já havia alertado as autoridades desde o momento em que ele saiu de casa.

Fonte: The Verge