YouTube vai permitir envio de "presentes" a criadores durante lives
Por Augusto Dala Costa |
A plataforma de transmissões ao vivo do YouTube está pegando mais uma feature emprestada do TikTok — são as “Pedras preciosas” (no original, “Jewels”), a serem implementadas nas próximas semanas nas lives da plataforma. Mas há algumas regras: elas só poderão ser presenteadas, por exemplo, em transmissões verticais.
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O novo recurso para as lives já havia sido anunciado em setembro, no evento Made on YouTube, mas não tinha data para começar. No momento, a previsão é de que chegue a criadores do grupo dos Parceiros do YouTube apenas nos Estados Unidos, o que deve acontecer nas semanas seguintes. Ainda não há informações sobre a implementação em outros países.
As Pedras preciosas do YouTube
A funcionalidade é, como muitos internautas devem ter notado, muito semelhante ao sistema de presentes do TikTok, que, no seu caso, os chama de “Moedas”. No caso do YouTube, os presentes deverão aparecer em tela e poderão fazer parte dos ganhos financeiros do criador presenteado, em forma de “Rubi”. Cada Rubi valerá US$ 0,01 (cerca de R$ 0,06, na cotação atual).
Não há porcentagem fixa nos ganhos porque, segundo a plataforma, o custo das Pedras preciosas vai mudar de acordo com promoções, o que vai gerar variações na quantidade de Rubis ganhas pelos criadores em cada transmissão ao vivo.
No próximo trimestre, o YouTube vai dar um bônus de 50% nos ganhos aos criadores habilitados, podendo chegar a U$ 1.000 (cerca de R$ 5.780) de bônus. Não sabemos se o mesmo será feito quando a funcionalidade chegar ao Brasil, por exemplo.
Os criadores de conteúdo só poderão receber os presentes em lives verticais, seja direto no YouTube ou em aplicativos de terceiros, e os espectadores só poderão dar os presentes através do aplicativo, ou seja, pelo celular ou tablet. Após ativar os presentes na conta, o criador não poderá mais receber Super Stickers de fãs.
Mas há mais algumas regras — os presentes não poderão ser dados nos seguintes tipos de vídeo:
- Com restrição de idade;
- Criados para crianças;
- Não listados;
- Privados;
- Com angariação de fundos YouTube Giving;
- Horizontais.
Vale lembrar, é claro, que os presentes não poderão ser enviados quando o chat estiver com comentários desativados. Para ver se você é elegível para o programa, é só clicar neste link. Outra característica que o YouTube está testando (e que veio do TikTok) é um feed infinito de vídeos, com um novo gesto de swipe em vídeos longos.
Fonte: Google YouTube