Publicidade

YouTube se engana e relaciona o incêndio de Notre Dame com 11 de setembro

Por| 16 de Abril de 2019 às 10h09

Link copiado!

YouTube se engana e relaciona o incêndio de Notre Dame com 11 de setembro
YouTube se engana e relaciona o incêndio de Notre Dame com 11 de setembro
Tudo sobre YouTube

Infelizmente, esta segunda (15) foi um dia de perda inestimável por causa do incêndio que consumiu a Catedral de Notre Dame, um dos patrimônios históricos mais notáveis do mundo. Para deixar tudo ainda mais trágico, a inteligência artificial do YouTube parece ter confundido o incêndio com um ataque terrorista, pois, em vários canais de notícias da plataforma, o ataque de 11 de setembro acabou sendo colocado em destaque em pequenos painéis.

Durante os streamings ao vivo do incêndio, uma citação do ataque de 2001 ficou visível por um breve momento, em conjunto às imagens de canais como o CBS News, FRANCE24 e NBC News, deixando a situação bem constrangedora, pois o caso de Notre Dame não possui nenhum indício de ter ocorrido a partir de ataques terroristas.

Pelo visto, o tal destaque faz parte da verificação de fatos do YouTube para evitar a disseminação de teorias de conspiração e a desinformação dentro da plataforma. Os pequenos “banners” que são mostrados aos usuários mostram detalhes da Wikipedia e de outras fontes, como a Enciclopédia Britânica, para esclarecer as supostas conspirações.

Um porta voz do YouTube, em comunicado enviado ao The Verge, explicou que os painéis são acionados por algoritmos e, às vezes, o sistema acaba realizando uma chamada errada. Em adição, ele ainda informou que estão “desativando esses painéis para transmissões ao vivo relacionadas ao incêndio".

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge