Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube lança ferramenta para proteger direitos autorais de seus criadores

Por| 11 de Julho de 2018 às 21h00

Link copiado!

YouTube lança ferramenta para proteger direitos autorais de seus criadores
YouTube lança ferramenta para proteger direitos autorais de seus criadores
Tudo sobre YouTube

Criadores de conteúdo no YouTube há muito se queixam de reproduções não-autorizadas de seus vídeos por aí. Ok, é fato que a plataforma de vídeos da Google já vem fechando o cerco nesse tipo de prática, mas, agora, o serviço anunciou medidas ainda mais rígidas para proteger os direitos autorais de seus criadores.

Surge, portanto, o Copyright Match, recurso criado para fiscalizar ativamente o conteúdo do YouTube, varrendo a plataforma em busca de vídeos que possam estar copiando na cara dura conteúdos originais. Funciona assim: quando um novo vídeo é armazenado, o recurso automaticamente procurará por vídeos semelhantes e, quando encontrar correspondências, a "cópia" será informada ao usuário.

Então, o usuário poderá escolher entre não fazer nada a respeito, entrar em contato com o "copycat" para acertar as coisas por conta própria, ou ainda pedir que o YouTube remova o vídeo que esteja infringindo seus direitos. Esses pedidos de remoção serão analisados pela plataforma para garantir que não haja uso mal-intencionado do recurso.

Continua após a publicidade

O YouTube pede, ainda, que os criadores notificados de quem um vídeo de terceiro possa estar copiando o seu conteúdo avaliem cuidadosamente o material antes de pedir a remoção, confirmando, também, que o criador é mesmo o detentor de tais direitos autorais. Vale ressaltar que a funcionalidade foi criada para encontrar reproduções completas, não analisando, portanto, trechos de vídeos.

A novidade deve começar a chegar na semana que vem, e quem a receberá primeiro serão os youtubers com mais de 100 mil assinaturas. Depois, gradualmente a funcionalidade será liberada ao restante da base de usuários.

Fonte: YouTube Creators Blog